Entrevista com o piloto de kart Andre Duek

Por Marco Moraes

20160219081907
[caption id="attachment_107689" align="alignleft" width="300"] Fotos: Bruno Turano.[/caption]

Quem reside na Flórida ou passa por ela e é um apaixonado pelo automobilismo, geralmente questiona se ocorre algo nesta área por aqui e como se inteirar. Vamos trazer ao leitor várias informações e dicas que nos levem ao mundo da velocidade nas pistas. Nada melhor que começarmos com uma entrevista feita pelo nosso amigo e parceiro desta coluna Marcelo Zebra, piloto de rally e apresentador do Programa Acelera Motor  com o piloto brasileiro, Andre Duek, piloto experiente que levantou a bandeira brasileira no pódio do circuito de Ocala e participa de várias provas em diversos circuitos americanos. Vamos contar um pouco sobre o envolvimento de Andre no mundo do kart profissional na Flórida e nos Estados Unidos.

Marcelo Zebra - Quais campeonatos existentes na Flórida? Andre Duek - Os campeonatos mais importantes são: 1) Florida Winter Tour, categorias Rotax Max e Rok Cup; 2) Rok Cup USA Florida; e 3) Campeonatos regionais de primavera e outono em Homestead, Palm Beach e Orlando.

MZ - Em qual você tem competido? AD - Estou competindo no Florida Winter Tour e competirei na Rok Cup USA, além da final do US Open, em Vegas, em novembro.

MZ – Em qual categoria que você compete? AD - Corro na categoria Masters, que são os pilotos mais experientes, acima de 32 anos, com vários campeões internacionais e profissionais em atividade, como Rapha Matos, Christopher Adams, Michel Aboissa, Derek Wang, Billy Cleveland, entre outros.

MZ - A preparação dos karts tem alguma limitação? AD - A preparação dos karts, tanto chassis como motores, tem limitações e restrições técnicas por categoria, além da obrigação de usar determinados motores e pneus escolhidos pelos organizadores. Na Rotax Max, temos que usar motores Rotax e pneus Mojo. Na Rok Cup, usamos os motores Vortex Rok GP e pneus Bridgestone. Os chassis não são monomarcas. No ano passado eu corri com Tony Kart e, este ano, estou com o Kosmic, ambos fabricantes italianos.

MZ - Como são feitas as vistorias? AD - As vistorias técnicas são feitas nas sessões oficiais de treinos, classificação e corridas, onde são checados a octanagem da gasolina (98 octanas no máximo), abertura das bitolas traseiras do chassis, rolagem da embreagem, restritores de motor e caburador, além do peso mínimo do conjunto kart mais piloto.

MZ - Que tipo de preparação física, alimentar e mental você faz entre as etapas? AD - A preparação física, hoje, é muito mais importante do que há 25 anos, quando comecei a correr. Os karts são muito mais rápidos, as frenagens mais fortes e os pneus "grudam" muito mais, exigindo um condicionamento físico de atleta, tanto que já treino há dois anos com um preparador físico especializado em automobilismo aqui na Flórida, o Everton Bittar, que treina vários pilotos profissionais, como o Oswaldo Negri, Ed Jones, Gianluca Petecof, entre outros. Além disto, uso um equipamento de recuperação muscular de alta performance, chamado MarcPro, muito utilizado por triatletas. A parte mental depende muito do seu momento de vida. Como corro por prazer, o kart é uma terapia e lição de vida pra mim. Uso várias situações de pista no meu dia a dia, então é sempre um prazer treinar e correr.

MZ - Como são os treinos a bordo de seu kart? AD - Os treinos de kart são muito importantes para se manter em forma dentro da pista, principalmente, para ficar com os reflexos e reações rápidas de ultrapassagens e correção de traçado em dia. Mas, não existe nenhum treino melhor do que as corridas.

MZ - Você tem algum coach que te acompanha nos treinos e provas? AD - Tenho um ‘friend-coach’, que é o Oswaldo Negri Jr., que me ajuda muito dentro e fora das pistas. Lembro de um treino na chuva em Homestead que eu não estava bem, ele viu no app RaceMonitor e me ligou, me deu duas dicas de atalhos na chuva. Melhorei muito e fiz o quinto tempo na sessão posterior, mesmo sem ele me ver na pista. Temos uma ligação muito forte de amizade e ele me conhece tão bem que nem precisou ver como eu fazia as curvas, foi sensacional isto!

MZ - Como tem sido sua performance a cada etapa? AD - Ano passado, voltei a correr de kart após 12 anos fora das pistas e conquistei o terceiro lugar no Florida Winter Tour na Rok Cup, onde o campeão foi o brasileiro Dudu Dieter, um dos melhores pilotos Masters que já vi correr, então o resultado foi ótimo. Ganhei cinco corridas no Campeonato Spring Racing em Miami e Orlando. Realizei um sonho no final do ano ao disputar a final do US Open Rotax Max, em Las Vegas, na pista provisória do Rio Hotel, e consegui me classificar entre os 10 pilotos mais rápidos, tomando apenas 0,5 segundos do piloto americano, que foi campeão no ano, o Derek Wang. Ele fez a pole position no mundial de Rotax, uma semana depois na Europa, então as minhas referências são sempre com pilotos profissionais de alta performance e isto me faz eviluir muito a cada campeonato.

MZ- Quantas baterias tem em cada etapa? AD- Cada etapa tem uns 10 treinos livres, classificação, três baterias classificatórias, pré-final e final. Isto dá quase 200 voltas, dependendo da pista.

MZ - Como foi sua última participação no circuito de Ocala? AD- Em Ocala, conquistei um suado pódio no Florida Winter Tour - Rok Cup, disputando com dois dos melhores pilotos americanos da categoria Masters na atualidade, que são o Anthony Honeywhell e o Adam Petit. Foi muito legal disputar a final, que foi eletrizante com estes caras.

MZ - Sabemos que o objetivo é sempre vencer. Essa vitória está próxima? AD - Sou um piloto que me cobro muito, assisto todas as corridas gravadas no Youtube, vejo minhas câmeras ‘onboard’ para ver onde poderia melhorar e, nesta última prova, vi que era possível vencer. Mas, ao mesmo tempo, faço minha auto-crítica e sei que preciso melhorar em ritmo de corrida nas últimas voltas, porque os campeões viram o mesmo tempo do começo ao final e não erram, ou seja, a vitória é feita de detalhes, mas estamos perto, quem sabe na próxima em Palm Beach.

MZ - Você tem patrocinadores? AD - Meus parrocinadores são a AF Luxury RV Limovan, que é uma empresa de aluguel de motorhomes na Flórida; a Duek Realty, que é uma imobiliária estilo boutique, em Miami e Orlando; a MSF Designs, especializada na pintura de capacetes; a loja de moda Vanilla Brazil, na Carolina do Norte, dos meus amigos Miguel e Patricia Paludo; além dos chassis Kosmic, preparados pela equipe JC Karting Miami USA.

MZ - Para aqueles que querem começar a correr aqui na Flórida, quais são os primeiros passos? AD - Para começar a correr aqui na Flórida, recomendo iniciarem alguns treinos em karts elétricos na K1Speed.com. Depois, fazerem treinos com karts quatro tempos, em Palm Beach, e karts 2 tempos, em Homestead, para aí começar a disputar algum campeonato regional em Orlando, Palm Beach ou Homestead Miami.