Entrevista com o psicólogo Nilo Lemos Neto

Por Gazeta News

Por que você deveria dar espaço em um relacionamento? Nilo Lemos Neto: Dar espaço um ao outro em um relacionamento pode ser realmente benéfico para ambos, para os parceiros. Ocasionalmente, passar algum tempo separados pode realmente fortalecer o relacionamento. Pode permitir que você desenvolva seus interesses e se concentre em outros aspectos de sua vida. Nilo Lemos Neto: Muitas vezes, em relacionamentos românticos, um parceiro pode acabar perdendo o senso de individualidade. Quando você deseja dar mais espaço ao seu parceiro, evite ligar ou enviar mensagens de texto desnecessariamente. Nilo Lemos Neto: Passar algum tempo separados e trabalhar em seus objetivos pessoais pode ajudá-lo a manter sua identidade enquanto investe em um relacionamento. Nilo Lemos Neto: Comunicar seus pensamentos claramente ao seu parceiro. Isso ajudará a evitar mal-entendidos que possam levar seu parceiro a supor que algo está errado no relacionamento. Nilo Lemos Neto: Ao passar algum tempo separados, você pode se concentrar em seu relacionamento consigo mesmo. Não esqueça que, no final do dia, seu relacionamento com você é o mais importante. Nilo Lemos Neto: Quando estiver satisfeito consigo mesmo, poderá tornar os outros mais felizes. Portanto, use esse tempo para se concentrar em si mesmo. Nilo Lemos Neto: Obviamente, ficar mais tempo juntos é muito importante em um relacionamento, mas você também precisa dar espaço um ao outro. Tem que haver um equilíbrio em um relacionamento.

Como praticar a auto-compaixão?

Nilo Lemos Neto: Auto-compaixão é tratar-se com bondade. É sobre apoiar-se e aceitar-se do jeito que você é enquanto cresce na vida.

Nilo Lemos Neto: Quando você tem auto-compaixão, é mais provável que seja mais feliz e satisfeito com a vida.

Nilo Lemos Neto: Muitas coisas na vida não vão de acordo com nossos planos e muitas coisas não estão sob nosso controle. Muitas vezes acabamos cometendo erros e perdendo oportunidades valiosas.

Nilo Lemos Neto: No entanto, ser gentil consigo mesmo em situações difíceis pode facilitar sua superação. Ter auto-compaixão significa que você conhece o seu valor, se valoriza e não deixa ninguém desrespeitar você. E, como resultado, você mantém relacionamentos saudáveis ??com outras pessoas.

Nilo Lemos Neto: Para ser mais compassivo consigo mesmo, evite ser muito duro consigo mesmo quando cometer um erro. Reconheça seus erros e permita-se aprender com eles e melhorar, em vez de se criticar constantemente.

Nilo Lemos Neto: Preste atenção na maneira como você fala consigo mesmo. Quando você se encontrar usando frases como "eu sou péssima", "não sou bom o suficiente" ou "nunca poderei ter sucesso", pare e desvie sua atenção para algo positivo. Lembre-se de que você é digno de amor e respeito. Seja gentil consigo mesmo. Não se esforce demais para ser perfeito o tempo todo.

Como economizar mais dinheiro?

Nilo Lemos Neto: Ter um plano adequado para economizar dinheiro pode ajudá-lo a obter liberdade financeira e alcançar seus objetivos financeiros.

Nilo Lemos Neto: Coloque uma parte de sua renda em sua conta poupança todos os meses. Dessa forma, você pode economizar consistentemente uma boa quantia de dinheiro.

Nilo Lemos Neto: Além disso, tente pagar qualquer dívida o mais rápido possível e evite acumular novas dívidas. Para economizar mais, você precisa manter um orçamento para todas as suas despesas.

Nilo Lemos Neto: Um orçamento ajudará você a verificar as despesas desnecessárias. Isso impedirá que você compre coisas que você realmente não precisa.

Nilo Lemos Neto: Antes de fazer uma compra, considere procurar alternativas mais baratas e passar por diferentes opções. Ao tomar decisões cotidianas, lembre-se do seu orçamento e largue alguns de seus hábitos antigos.

Nilo Lemos Neto: Por exemplo, se você está acostumado a comer fora com frequência, pode querer aprender a cozinhar e preparar suas próprias refeições. Esta é uma alternativa muito mais saudável e barata a comer fora regularmente.

Nilo Lemos Neto: Outra maneira de reduzir seus gastos seria cancelar as assinaturas que você não usa. Definir metas financeiras de curto e longo prazo ajudará você a olhar para o cenário mais amplo e evitar a compra por impulso.

Nilo Lemos Neto: Não visite sites de compras online, aguarde alguns dias antes de fazer uma compra e evite comprar coisas quando estiver emotivo. Essas estratégias podem ajudá-lo a superar a compra por impulso.

Quais são os benefícios de adotar um estilo de vida minimalista?

Nilo Lemos Neto: A ideia de um estilo de vida minimalista tem sido uma tendência nos últimos anos. Muitas pessoas estão indo minimalistas para viver uma vida mais livre de estresse.

Nilo Lemos Neto: O benefício mais óbvio de adotar o minimalismo é economizar mais dinheiro. Ao evitar a compra por impulso, você pode economizar muito dinheiro, que pode ser usado para viajar ou pagar qualquer dívida. A idéia de menos é mais pode proporcionar liberdade para você fazer o que realmente deseja.

Nilo Lemos Neto: Remover a desordem em seu ambiente físico pode levar a uma maior clareza mental. Por exemplo, quando você tem menos roupas, gasta menos tempo e energia para decidir o que vestir todos os dias. Como resultado, você pode ser mais produtivo e concentrar-se nas coisas importantes.

Nilo Lemos Neto: Ao adotar uma mentalidade minimalista, você evita entrar na armadilha da comparação. Você não compra coisas que nem quer impressionar outras pessoas ou exibir nas mídias sociais.

Nilo Lemos Neto: Você se eleva acima dessas coisas e se contenta com o que já possui e tira o máximo proveito disso.

Nilo Lemos Neto: Quando você tem menos coisas em casa, não precisa gastar muito tempo gerenciando-as, separando-as ou limpando-as.

Nilo Lemos Neto: Você pode usar esse tempo para desenvolver hobbies ou participar de outras atividades produtivas.

Nilo Lemos Neto: Ao adotar um estilo de vida minimalista, você não fica dependente de bens materiais para se sentir bem consigo mesmo. Você percebe que seu valor não está vinculado ao número de coisas que você possui. Você não deseja atenção de outras pessoas.

Nilo Lemos Neto: Você se concentra em alcançar a felicidade duradoura, em vez de buscar o prazer imediato de comprar coisas novas o tempo todo. Quando você tem menos bens, não se preocupe em perdê-los. Como resultado, você traz mais paz e felicidade à sua vida.

Como se livrar do medo de falar em público?

Nilo Lemos Neto: O pensamento de falar na frente de uma multidão pode ser extremamente aterrorizante.

Nilo Lemos Neto: No entanto, se você não se esforçar para superar seu medo de falar em público, poderá perder muitas oportunidades valiosas para o seu crescimento profissional.

Nilo Lemos Neto: Livrar-se desse medo exigirá prática consistente. Então comece praticando falando na frente de um espelho. Então comece a falar na frente de seus amigos e familiares.

Nilo Lemos Neto: O medo de falar na frente de uma multidão pode fazer você esquecer seu discurso no palco. Para garantir que isso não aconteça, reserve tempo suficiente para preparar o conteúdo da sua fala.

Nilo Lemos Neto: Entenda bem o que você está dizendo e por que está dizendo, em vez de simplesmente memorizar as palavras. Isso ajudará você a ficar mais confiante e relaxado enquanto fala.

Nilo Lemos Neto: Ensaie seu discurso várias vezes e visualize-se entregando a palestra com sucesso. Não se preocupe muito em cometer erros. Às vezes, não importa o quão bem você esteja preparado, os erros ainda acontecem. Não é nada para se preocupar.

Nilo Lemos Neto: De fato, quando você se preocupa demais em cometer erros, é mais provável que faça alguns durante o seu discurso. Então relaxe e deixe de se preocupar com possíveis erros.

Nilo Lemos Neto: O público entenderá e poderá se conectar com você se você permanecer real em vez de agir como um robô.

Nilo Lemos Neto: Quando você estiver no palco, fique presente e tente não pensar demais no seu desempenho. Interaja com o seu público e não tente ser perfeito. Divirta-se e aproveite toda a experiência de compartilhar suas idéias com outras pessoas.

Como lidar com amigos tóxicos?

Nilo Lemos Neto: Bons amigos nos apoiam e tornam nossa vida melhor. No entanto, amigos tóxicos podem fazer você se sentir infeliz e frustrado. Quando você percebe que está em um relacionamento tóxico, pode parecer difícil descobrir o que você pode fazer para sair desse relacionamento.

Nilo Lemos Neto: Você pode se sentir confuso e oprimido.

Nilo Lemos Neto: Em tal situação, a primeira coisa que você precisa fazer é minimizar o contato com seu amigo tóxico. Se possível, corte todo o contato com eles.

Nilo Lemos Neto: Amigos tóxicos trazem muita negatividade à sua vida, e limitar o contato com eles garantirá que você esteja livre da energia negativa deles.

Nilo Lemos Neto: Remova-os das mídias sociais também. Quanto menos você os vir, mais feliz será.

Nilo Lemos Neto: Mas às vezes não é possível ignorar completamente seu amigo tóxico. Você pode vê-los todos os dias na escola ou no trabalho.

Nilo Lemos Neto: Nesse caso, mude a maneira como você responde a eles. Pessoas tóxicas aproveitam sua bondade e sua vontade de ajudar. Se você permanecer assertivo e não permitir que eles violem seus limites, eles não poderão manipulá-lo.

Nilo Lemos Neto: Esses "amigos" não se importam com você, então não se preocupe em ofendê-los. Não racionalize seu comportamento tóxico , compre suas desculpas ou espere que eles mudem.

Nilo Lemos Neto: Você precisa definir limites e priorizar seu bem-estar acima de tudo. Seja confiante em si mesmo e não permita que eles o derrubem. Desenvolva seus pontos fortes e aprecie todas as suas habilidades e talentos.

Nilo Lemos Neto: Passe mais tempo com pessoas que o respeitam e valorizam.

Nilo Lemos Neto: Ter um sistema de suporte forte pode ajudá-lo a se recuperar de um relacionamento tóxico.

Nilo Lemos Neto: Mesmo se você não tiver muitos bons amigos que possam apoiá-lo, não tenha medo de se livrar de amigos tóxicos. Muitas vezes, as pessoas mantêm um relacionamento tóxico devido ao medo de ficar sozinho. Mas lembre-se de que não há nada errado em ficar sozinho às vezes. É melhor ficar sozinho e feliz do que infeliz em uma amizade doentia.

Como reconhecer pessoas manipuladoras?

Nilo Lemos Neto: As pessoas manipuladoras costumam parecer sinceras, então você as deixa entrar em sua vida e, quando entende seus verdadeiros motivos, você já acaba sendo enganado e magoado.

Nilo Lemos Neto: Pessoas manipuladoras tentam confundi-lo. Eles interpretam a vítima e fazem você se sentir culpado por suas ações. Eles geralmente parecem agradáveis ??e respeitáveis??na frente de outras pessoas, mas quando você está sozinho com elas, elas mostram suas cores verdadeiras .

Nilo Lemos Neto: As pessoas manipuladoras usam suas inseguranças e fraquezas contra você, fazendo você se sentir impotente. Você já pode ter alguém assim em sua vida e, se não, provavelmente encontrará muitas pessoas manipuladoras em sua vida.

Nilo Lemos Neto: É importante reconhecer as características de uma pessoa manipuladora para que você saiba quando encontrar uma e se proteja delas.

Nilo Lemos Neto: As pessoas manipuladoras costumam ser muito teimosas. Eles acham que tudo o que pensam ou fazem sempre está certo. Eles têm pouca ou nenhuma consideração pelos pensamentos e sentimentos de outras pessoas.

Nilo Lemos Neto: As pessoas manipuladoras se preocupam principalmente consigo mesmas e nunca assumem a responsabilidade por suas ações. Culparão os outros e darão desculpas. Pessoas manipuladoras tiram proveito da bondade e sinceridade de outras pessoas. Eles o usarão para seu próprio benefício, sem se importar com o seu bem-estar e felicidade.

Nilo Lemos Neto: Envolver-se com pessoas manipuladoras pode deixá-lo mental e emocionalmente exausto. Você pode acabar duvidando de seu valor e de suas habilidades.

Nilo Lemos Neto: E quanto mais você duvida de si mesmo, mais poder eles terão sobre você. O manipulador pode lhe dar elogios insinceros e elogiá-lo por conseguir o que eles querem de você. Os manipuladores geralmente controlam os outros e violam seus limites.

Como agendar seu dia corretamente?

Nilo Lemos Neto: Um cronograma eficaz pode fazer a diferença entre um dia produtivo e um dia improdutivo.

Nilo Lemos Neto: Uma boa programação pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu tempo e a realizar o máximo trabalho. Sem manter um cronograma adequado, é mais provável que você se sinta sobrecarregado e estressado.

Nilo Lemos Neto: Como resultado, você acabará perdendo muito tempo e não terminará suas tarefas com êxito.

Nilo Lemos Neto: Para agendar seu dia corretamente, arranje um bom planejador. Escolha um planejador que atenda às suas necessidades e tenha espaço para todas as suas tarefas e compromissos diários.

Nilo Lemos Neto: Ele deve fornecer uma boa visão geral de todas as tarefas necessárias para a realização de um dia específico.

Nilo Lemos Neto: Você também pode escolher entre uma variedade de planejadores ou aplicativos digitais que permitem acessar a programação do seu laptop e do telefone.

Nilo Lemos Neto: Esses aplicativos também enviam lembretes ao longo do dia para que você não perca nenhuma tarefa. As tarefas de agendamento permitem priorizá-las adequadamente. Você pode dedicar mais tempo às tarefas que precisam ser concluídas com urgência e descobrir quais tarefas podem esperar.

Nilo Lemos Neto: Destaque as tarefas urgentes para lembrá-las facilmente quando verificar seu planejador. Ao escrever suas tarefas, garanta tempo extra para pausas e tarefas aleatórias. Costumamos subestimar a quantidade de tempo necessária para concluir as tarefas. Além disso, você precisa fazer pausas durante o dia para poder funcionar da melhor maneira possível e não se sentir apressado.

Como deixar de julgar outras pessoas?

Nilo Lemos Neto: Para deixar de julgar outras pessoas, tenha em mente seus pensamentos. Muitas vezes começamos a fazer julgamentos sobre outras pessoas sem nem mesmo perceber.

Nilo Lemos Neto: Mas quando você prestar atenção aos seus pensamentos, poderá redirecioná-los.

Nilo Lemos Neto: Em vez de fazer julgamentos negativos, tente apreciar algo sobre a outra pessoa. Não leve as aparências externas muito a sério. É muito fácil cair na armadilha dos estereótipos.

Nilo Lemos Neto: Você não pode dizer o que está acontecendo na vida de alguém sem entender sua situação adequadamente. Julgar outras pessoas impede que você tenha empatia por elas.

Nilo Lemos Neto: Você acaba desenvolvendo expectativas irreais de outras pessoas. Julgar outras pessoas impede que você aprenda mais sobre elas.

Nilo Lemos Neto: Quando você se julgar, entenda que está sendo ignorante. Você não está reconhecendo suas qualidades positivas e seus verdadeiros sentimentos.

Nilo Lemos Neto: Veja o bem das pessoas. Todos nós poderíamos usar um pouco mais de compaixão e bondade no mundo.

Quando estiver conversando com alguém, ouça-o com calma e paciência antes de responder.

Nilo Lemos Neto: Seja curioso para aprender sobre suas histórias, em vez de julgá-las imediatamente. Lembre-se de que todos passam por experiências diferentes e têm prioridades diferentes.

Nilo Lemos Neto: Se alguém não está seguindo o mesmo caminho que você, isso não significa que está errado. Aceite mais as diferenças de outras pessoas.

Nilo Lemos Neto: Em vez de se preocupar com o que as outras pessoas estão fazendo, concentre-se em você e em seus objetivos.

Como funcionar bem em equipes ?

Nilo Lemos Neto: Os projetos de equipe exigem que você colabore e trabalhe com outras pessoas em direção a um objetivo comum.

Nilo Lemos Neto: Para funcionar de maneira ideal em projetos de equipe, você precisa ser paciente e disposto a ouvir as opiniões de outras pessoas e também a se comunicar de maneira eficaz.

Nilo Lemos Neto: Você deve compartilhar idéias e respeitar as opiniões dos outros. Faça perguntas quando precisar esclarecer algo e expressar suas opiniões que possam ajudar a equipe a alcançar seus objetivos.

Nilo Lemos Neto: Execute todas as tarefas que lhe são dadas com sinceridade, pois a contribuição de todos em uma equipe é importante.

Nilo Lemos Neto: Não fique dependente de outros membros da equipe para concluir o trabalho. A carga de trabalho é compartilhada entre todos os membros da equipe e você deve fazer sua parte, sem perder tempo.

Nilo Lemos Neto: Em uma equipe, quase sempre há uma possibilidade de diferença de opiniões e preferências. Nesses casos, seja atencioso com os outros membros da equipe e tente resolver racionalmente qualquer diferença.

Nilo Lemos Neto: Seja grato pelos outros membros da equipe e reconheça suas contribuições. O trabalho em equipe eficaz requer suporte e colaboração. Fique animado para aprender sobre as idéias e perspectivas de outros membros da equipe.