Entrevista com os atores Jamie Foxx e Michelle Monaghan, de Sleepless

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

(1)

Os atores Jamie Foxx e Michelle Monaghan estão juntos no novo filme de ação da Open Road Films, Sleepless, que entra em cartaz neste dia 13. O filme acompanha o policial Vincent Downs, que é envolvido numa rede de policiais corruptos e no submundo dos casinos e drogas. Após um roubo, seu filho adolescente é sequestrado por um mafioso Rob Novak. Agora, Vincent tem apenas uma noite para fugir de uma investigação interna e salvar seu filho.

Além de Foxx e Monaghan, estão no elenco Dermot Mulroney, David Harvour, Scott McNairy, Gabrielle Union, T.I., entre outros. Sleepless foi dirigido pelo suíço Baran bo Obar, marcando sua estreia em Hollywood. O roteiro é de Andrea Berloff e foi baseado no filme Nuit Blanche (Sleepless Night, título em inglês), do francês Frédéric Jardin.

Tive a oportunidade de conversar com os atores Jamie Foxx e Michelle Monaghan sobre como foi interpretar personagens complicados, sua experiência em trabalhar com Odar e seu estilo como diretor, e muito mais. Vamos conferir trechos da entrevista:

Jana Nascimento Nagase - O diretor Baran bo Odar disse que fala para seus atores uma palavra que faz uma conexão com suas personagens. Como foi trabalhar com ele? Michelle Monaghan - Vou dizer que é uma qualidade que eu amo nos grandes diretores, a capacidade de te dar uma palavra que inspira você. Eu aprecio um diretor com um ótimo vocabulário. Há tantos diretores que já trabalhei que puderam me dar uma só palavra para me conectar com a personagem. Quando Bo e eu nos sentamos para conversar sobre Jennifer Bryant, discutimos que ela era uma mulher que estava frustrada por estar vivendo e trabalhando em um mundo só de homens. No início do filme, ela se machuca devido a uma emboscada. Mas ela realmente quer colocar isso no passado, porém,os policiais homens ficam tirando sarro dela. Do decorrer do filme, ela usa essa frustração, essa raiva, talvez o erro que ela cometeu, na caçada pelo policial corrupto. Eu a vejo como uma personagem complicada, defeituosa. Ela vive em um mundo cinzento. E isso foi o que ele “falou” comigo sobre essa personagem... gosta de personagens que fazem coisas moralmente ambíguas e vivem nesse tipo de mundo.

Jana - Jamie, no início você interpreta uma personagem bem má. O que Bo te disse e como você vê seu personagem? Jamie Foxx - Bo falou sobre a sensualidade da personagem. Michelle - Eu posso atestar isso. Bo vinha frequentemente e sussurrava no seu ouvido, "sexy". Jamie - Sim, bem no meu ouvido, "sexy!" Então, era tudo o que eu precisava... Michelle - Você o viu vestido com aquele macacão. Jamie - Você sabe o que estou dizendo? Tudo o que precisava para começar a atuação... Eu acho que há muitas camadas nessas personagens, essas camadas de ser bom e ser ruim e a luta interna desses sentimentos. É sempre mais interessante de assistir.

Jana - Michelle quase quebrou seu dente durante a cena em que vocês lutam? O soco foi forte? Jamie - Ah, sim. Michelle – Eu fui mais rápida. Jamie - Meu melhor amigo mora em Atlanta, onde filmamos. Ele é um dentista. Michelle - Ele me disse: "continue." Eu estava assim, "Tudo bem. Isso dói!" Foi engraçado no dia seguinte, porque não mencionamos a luta. Senti-me envergonhada, pois só tinha aprendido no dia anterior. Jamie –Mas meu amigo dentista arrumou a porcelana do meu dente e ficou tudo bem. Michelle - Doze horas depois, ele apareceu novo como se nada tivesse acontecido.

Jana - Jamie, o filme é ambientado em Las Vegas e você viveu em Las Vegas por um tempo. Por que você estava morando lá e o que você mais gostou na cidade? Jamie - Eu fiquei sem dinheiro. Eu estava em Los Angeles durante o terremoto de 1994 e fiquei sem dinheiro. Tinha só o suficiente para comprar uma casa de 5.000 pés quadrados. Naquela época custava uns $200 mil dólares. Ninguém estava vivendo em Las Vegas e minhas filhas tinham acabado de nascer. Então, eu saí pela cidade e lá eu estava eu em Las Vegas. Você poderia conseguir um filet mignon ou lagosta por $4,99 dólares a qualquer hora do dia e eu estava cantando no hotel Hilton. Isto foi antes do Venetian, antes de todos aqueles grandes hotéis. Acho que o único hotel de rede que estava lá na época era o Rio. Foi uma época interessante para estar em Las Vegas. Eu morava ao lado do Templo Mórmon.

Jana - Além desse projeto, o que mais temos para esse ano? Michelle – A série The Path no HULU, que tem a segunda temporada estreando no dia 25 de janeiro. Jamie – Estamos na pré-produção de White Famous, que escrevi e vou atuar também.

Confira o trailer do filme: