Entrevista com Ygor Matos, empresário brasileiro especializado em web

Por Gazeta News

MarketUP existe há quatro anos para contribuir não só com uma ideia tecnológica diferente do que se tem no mercado como também com uma ferramenta de alto potencial para contribuir no dia a dia do micro e pequeno empreendedor. Com as dificuldades de empreender e se manter o pequeno empresário possui muitos desafios e obstáculos no mundo do empreendedorismo. Nos últimos três anos 341 mil empresas foram fechadas no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com um cenário ainda pouco promissor, o microempreendedor ainda se depara com outras dificuldades no seu dia a dia. Alguns dos principais motivos que agravam o falecimento prematuro das empresas é a falta de capacitação em gestão empresarial e a burocratização.??O Brasil é conhecido por ser um dos países mais burocráticos e com uma das maiores cargas tributárias do mundo. ??Por isso se planejar e ter noções básicas de gestão é essencial para o negócio. Segundo pesquisas do Sebrae não ter uma gestão empresarial adequada pode ser um dos motivos para o fechamento precoce das empresas. Observando todo este cenário, a MarketUP surgiu com o intuito de diminuir a mortalidade dos PMEs por meio de uma plataforma de gestão simples e intuitiva. Com ferramentas que auxiliam na rotina do empreendedor desde a parte fiscal até às vendas do estabelecimento. Além de contribuir de maneira positiva para aumentar a prosperidade dessas empresas, a MarketUP propõe ainda que toda sua solução de gestão e vendas seja 100% gratuita. Entrevistamos Ygor Matos, sócio da MarketUp para explicar como surgiu essa idéia

Como surgiu a plataforma MarketUP?

O Sistema da MarketUP surgiu como uma ferramenta de gestão e vendas com foco em funcionalidades de fluxo de caixa, controle de estoque, contas a pagar e contas a receber, cadastro de produtos e serviços e outras.

Como a plataforma consegue atender alguns segmentos do mercado ?

Há pouco tempo começamos a especializar o nosso produto e desenvolver recursos específicos para alguns segmentos que possuem um maior número de usuários dentro da nossa plataforma. Podemos destacar por exemplo o segmento de vestuário que tem toda a questão de controle de produto por grade que é tamanho e cores.  No segmento de alimentos, temos uma gama de funcionalidades para bares e restaurantes como controle de mesa e comanda, parte de produção como um mini MRP para fazer toda a parte de fracionamento e composição dos produtos que são comercializados, os pratos propriamente dito. Todo um controle de delivery que os usuários podem fazer, mas alguns restaurantes já trabalham com essa característica. Para segmento de casa e construção tem toda uma questão de tabela de produtos com preços diferenciados para o varejo ou atacado, até a questão da entrega.

Quais são as expectativas e melhorias para a plataforma de gestão MarketUP?

Junto com os nossos usuários, nós da MarketUP precisamos crescer. A MarketUP inicialmente atendia empresas optantes do Simples Nacional. Mas como nossos usuários estão crescendo, também precisamos crescer. Por isso a gente começa a oferecer outros regimes de tributação e outros regimes fiscais dentro da ferramenta como Lucro Real, Lucro Presumido. Então é uma linha de desenvolvimento muito baseada nas necessidades dos nossos próprios usuários, ou seja uma demanda de crescimento.

Quais são os desafios da MarketUP?

O nosso desafio é ser o melhor e maior software de gestão e vendas focado em pequenas e médias empresas e gratuito. Eu acredito que o maior e melhor grátis nós já somos. Nós queremos ser o maior e melhor software de gestão e ainda assim entregar tudo isso de maneira 100% gratuita para os nossos usuários. Veja mais: Para saber o que é ERP e começar a usar o ERP grátis da Market Up Veja mais: gestão empresarial