Entrevista com Edgar Rodriguez, do filme Monsters University

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Vehicle 19 poster

Estreia, no próximo dia 21 de junho, uma das animações mais esperadas dos estúdios Disney/Pixar, Monsters University. Com um orçamento de $150 milhões de dólares, a Disney/Pixar supera mais uma vez. A história acompanha Sulley e Mike na época em que eram apenas estudantes universitários, bem mais magros e jovens, até o momento que eles superam suas diferenças e se tornam melhores amigos. Um detalhe bem engraçado é o aparelho dentário que Mike está usando. No elenco de vozes estão Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Bonnie Hunt, entre outros. Na direção, Dan Scanlon. A equipe de criação da Pixar visitou várias universidades americanas pra conseguir copiar o clima de uma faculdade. Eu tive a oportunidade de conversar com alguns desses artistas. Na edição dessa semana, eu conversei com o diretor-técnico de Cloth Simulation, o porto-riquenho, Edgar Rodriguez. Na próxima semana, tem mais. Vamos conferir a entrevista:

Jana – O que faz um Cloth Simulation Technical Director? Edgar - Eu sou responsável pelo figurino das personagens, uma espécie de “costureiro digital”. Eu dou vida aos figurinos que recebo.

Jana – Há quanto tempo você está trabalhando em Monsters University? Edgar – Trabalhei durante um ano no figurino do filme. Além das roupas, eu também trabalhei com as cortinas, toalhas, dando vida e movimento as essas peças.

Jana – Você se inspirou no filme Monster, Inc.? Edgar –  Sim, claro. Dessa vez, eles estão na universidade, então eles são mais magros e tem que parecer mais jovens. Mas a essência das personagens continua a mesma.

Jana – Há quanto tempo você está trabalhando na Pixar? Edgar – Estou trabalhando na Pixar há sete anos.

Jana – Nesses sete anos, a tecnologia mudou bastante? Edgar – Posso dizer que sim… nos últimos três anos, os softwares de animação melhoraram muito e isso ajuda na hora de dar vida a uma personagem e, até mesmo, a uma cortina.

ESTREIAS DA SEMANA

Man of Steel (Warner Bros. Pictures) Chega às telas grandes, na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, o novo filme do diretor Zack Snyder, que já dirigiu 300 e Watchmen, Man of Steel, um dos maiores super-heróis dos quadrinhos da DC Comics e um dos filmes mais esperados desse ano. A produção impecável ficou a cargo de Christopher Nolan, que também criou a história junto com David Goyer. Outros nomes na produção são Charles Raven, Deborah Snyder e Emma Thomas. O longa conta a história de Clark Kent, um jornalista que se sente alienado por poderes além da imaginação. Transportado de Krypton para a Terra anos atrás, Clark começa a questionar sua origem e os motivos de ter vindo parar na Terra. Criado por pais adotivos e moldado em seus valores, Clark descobre que ter grandes habilidades não deve ser muito fácil. Aí, o mundo é atacado, fazendo com que Clark se torne um herói, conhecido como Superman. O elenco está estelar: Henry Cavill, Diane Lane, Amy Adams, Michael Shannon, Russell Crowe, Kevin Costner, Harry Lennix, entre outros. Vale a pena assistir no IMAX, pois o 3D está magnífico! Estreia: 14 de junho.

This is The End (Columbia Pictures) Estreou na última quarta-feira, dia 12 de junho, This is The End, nova comédia sobre o apocalipse que marca a estreia do ator Seth Rogen na direção, junto com Evan Goldberg. Os dois foram resposáveis pelos roteiros de Superbad e Pineapple Express. No elenco estão James Franco, Seth Rogern, Jonah Hill, Danny McBride, Jay Baruchel, Craig Robinson, Emma Watson, Michael Cera, entre outros. Durante uma festa na casa do ator James Franco, Seth, Jay, James e outras celebridades e atores enfrentam o apocalipse. Vale a pena conferir! Estreia: 12 de junho.

Vehicle 19 (Columbia Pictures) Novo filme de suspense com o ator Paul Walker. Paul também produz a trama, filmada na África do Sul, que conta a história de um cidadão americano que, em viagem à África do Sul, pega um carro errado no estacionamento da locadora e acaba encontrando uma refém dentro do carro. No elenco, Paul Walker, Naima McLean, entre outros. A direção ficou a cargo de Mukunda Michael Dewil. Para quem gosta do gênero! Estreia: 14 de junho.