Entrevista exclusiva com Marcelo Jeneci

Por Gene de Souza

Entrevista com Marcelo Jeneci conduzida por Gene de Souza, colunista do Gazeta Brazilian News e apresentador do programa Café Brasil na 88.9FM WDNA.

Marcelo Jeneci, nova estrela da MPB e parceiro musical de Vanessa da Mata, Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Zélia Duncan, se apresentou na última edição do Rock in Rio, liderou as indicações do VMB 2011 e já é bicampeão na categoria música do ano do Prêmio Multishow. Ela vai fazer a sua estréia em Miami na radio WDNA na sexta-feira 9 de dezembro.

Gene: O seu disco de estréia abre com a canção “Felicidade”, parceria sua com Chico Cesar. Porque você escolheu esta musica e qual foi a importância dele na sua carreira?

MJ: Desde o momento que comecei a fazer esta musica, eu percebi uma vontade de modificar o ambiente, de dar alegria aonde quer que ela seja tocada. Então eu pensava num personagem, ou uma pessoa qualquer ouvindo o disco as oito horas da manha dando play ali no computador ou no aparelho de CD e já ouvindo uma musica animada para começar o dia. Essa musica foi feita em parceria com Chico Cesar que é um grande amigo com quem eu comecei a tocar quando tinha 17 anos. Dez anos depois quando comecei a compor as minhas musicas, aos 27 pra gravar o meu primeiro disco, foi natural que a minha estréia como compositor fosse ao lado dele, assim como foi a estréia como instrumentista.

Inclusive ha dez anos atrás eu toquei junto com o Chico Cesar ai em Miami. Foi um show junto com a cantora Rita Ribeiro e antes do show teve um puta vendaval, uma forte chuva e não deu para fazer o show (no North Beach Bandshell apresentado pela Rhythm Foundation). As pessoas que ficaram, umas 50, foram convidadas para dentro do camarim, no centro comunitário ao lado, e fizemos o show ali mesmo, bem acústico. Foi muito bacana.

Gene: Eu li que ao aceitar o convite para a turnê com o Chico Cesar você nem tinha uma sanfona própria e foi o Dominguinhos que lhe deu uma de presente, é verdade?

MJ: Foi exatamente isso. Eu estava me preparando pra tocar com o Chico e ele precisava de alguém que tocava piano e sanfona. Eu so tocava piano e menti para ele dizendo que eu tocava sanfona porque eu precisava daquele trabalho, eu queria muito. Fui com meu pai na casa de Dominguinhos, um dos clientes do meu pai até hoje (conserto de instrumentos musicais), e la pedi uma sanfona emprestada. Ai fiz esta turnê com Chico Cesar em 2001, um mês na Europa e dois nos Estados Unidos quando a gente passou por ai. Eu juntei a grana pra comprar a sanfona do Dominhguinhos, so que quando eu cheguei no Brasil, depois de 50 shows recebendo em dólar, ele não quis receber e deu a sanfona pra mim numa espécie de generosidade, de maestria, de apoiar o começo da vida de um musico que carrega sanfona que as vezes pesa 10 kilos e as vezes pesa 1 tonelada.

Gene: Uma outra figura importante na sua carreira foi a Vanessa da Mata que gravou a sua canção “Amado”, que inclusive foi tema de novela e te deu projeção nacional.

MJ: Alem de ser a primeira musica minha de projeção nacional, foi a primeira que eu fiz mesmo, a primeira canção. Ela marcou precisamente essa fase que a gente tava falando agora que eu tocava como instrumentista nas bandas de alguns artistas como Chico Cesar, Arnaldo Antunes e a própria Vanessa da Mata. Quando eu comecei a compor musica e letra eu escrevi de cara essa musica “Amado” com a Vanessa. Então ela marcou muito precisamente a minha mudança de uma fase para outra. Ela é a minha musica mais conhecida aqui no Brasil, e é muito bacana porque me incentivou a escrever mais, tipo mostrar para as pessoas que de aonde veio uma podem vir varias.

Gene: Pois então conta como foi o processo de gravação do “Feito Pra Acabar”, seu disco de estréia como artista.

MJ: Bom, eu percebi ao longo do tempo que eu juntei as canções pra inserir no primeiro disco, quando eu compus todas as musicas, que uma função importante pra mim era revistar uma sonoridade que foi muito utilizada na década de 70 aqui no Brasil. Quis me ligar um pouco nessa época pra trazer um pouco dessa sonoridade repaginada no mundo de hoje. Então eu gravei o disco como se gravava antigamente em fitas analógicas de duas polegadas com todo mundo tocando junto. Tambem teve orquestra com arranjos do Arthur Verocai. E acabei chamando os amigos que fazem a grande diferença nesse disco, que é o guitarrista Edgard Scandurra, Curumin na bateria, Regis Damasceno no baixo, Estevan Sinkovitz na outra guitarra, Gustavo Ruiz no violão, Bruno Buarque na percussão, e Laura Lavieri que tem uma voz muito bonita e canta comigo a maioria das musicas. Tudo isso sob a regência do Kassin que lapidou esse trabalho com muita maestria. E foi muito legal poder tido contar com os arranjos do Arthur Verocai, um super arranjador aqui no Brasil e que recentemente lançou um DVD que ele gravou nos Estados Unidos ao vivo com uma orquestra muito grande. E acabou que essa turma toda trouxe vida para as canções que eu queria gravar. Então foi um processo de gravação muito rápido, apenas sete dias. E acho que tem muita verdade la. A gente priorizou registrar a emoção e não a perfeição. Tem um erro ou outro que acaba contribuindo para a coisa humana do disco que acho muito bacana.

Gene: Falando em emoção, uma canção lindíssima é “Pra Sonhar”, tanto a letra quanto a melodia. Qual foi a inspiração para esta musica?

MJ: Eu tentei descrever como foi o meu casamento. Eu me casei numa praia, eu me apaixonei profundamente pela minha mulher e tentei colocar nos versos dessa musica uma sinceridade muito grande. Aos poucos eu fui percebendo que tudo que a gente faz com muita sinceridade quando vem de dentro pra fora, a resposta de fora pra dentro também é muito grande. Essa musica tem sido usada por varias pessoas que estão se casando. Eu recebo semanalmente vídeos de casamentos com essa musica, e casais apaixonados que escolhem esta musica para embalar o novo romance. Percebi que uma das maiores vontades do compositor é essa, que a musica seja escolhida por outras pessoas e que faça sentido na vida de outras pessoas. Essa musica tem me dado essa alegria, pela sinceridade com a qual ela foi feita ela tem tido esse alcance e esse poder. Acho que é justamente por isso.

Gene: Uma outra canção de impacto, que destaca os arranjos do Arthur Verocai, é “Feito Pra Acabar”. Qual a importância dessa canção e porque ela da nome ao disco?

MJ: Essa musica, ela da nome ao disco porque eu acho que ela seja a mais importante das 13 musicas do repertorio. Pra mim ela tem uma grande importância porque eu acho que quando a gente grava um disco, nosso disco passa a ser parte de todos os discos que já foram gravados, fica fazendo parte da grande discoteca de todos os discos que já foram gravados nesse mundo imenso. Eu acho que dentro do meu disco essa musica tem algo a dizer nesse universo tão variável, tão gigantesco. Como ela fala de uma questão que diz respeito a humanidade, sobre a finitude, sobre a relação da vida com a morte, eu achei que precisava de um grande arranjo e uma grande arranjo pra poder dar conta dessa dramaticidade que trata a letra. Então ao todo tem 28 pessoas tocando nessa faixa, uma musica que fiz em parceria com Zé Miguel Wisnik e Paulo Neves. O Zé Miguel é um grande compositor paulista, e o Paulo Neves é um tradutor e poeta gaucho que mora em Porto Alegre. Essa musica agora tem uma versão em inglês que eu vou cantar ai nos Estados Unidos. Pedi ao David Twist que já traduziu varias obras de português para inglês, inclusive Guimarães Rosa. Então esta será a única musica que vou cantar em inglês porque acho que a letra dela é muito importante e vale a pena ser dita na língua universal pra deixar ela ainda mais forte do que ela já é pra mim.

WDNA 88.9FM Apresenta Marcelo Jeneci Sexta-feira, 9 de dezembro as 8:00pm

WDNA 88.9FM, 2921 Coral Way, Miami 33145 Uma noite intima nos estúdios da radio WDNA com comida, bebida, e a estréia na Florida de um dos novos talentos da MPB, Marcelo Jeneci, autor de “Feito Pra Acabar”, um dos melhores CDs de 2010, segundo a revista Rolling Stone. Ingressos: $25 por pessoa Inclui coquetel com comida e bebida a vontade “open bar”. Reserva obrigatória pelo (305)662-8889 ou www.wdna.org

Evento do Facebook https://www.facebook.com/events/213197215421231/ Pedido de casamento durante o show de Marcelo Jeneci

http://www.youtube.com/watch?v=wK3vzfM1VEY&feature=channel_video_title