Envio de passaporte pelo consulado dos EUA no Brasil segue indefinido

Por Gazeta News

passaporte

O Consulado-Geral dos EUA no Brasil ainda não decidiu como fará a entrega dos passaportes com visto americano, suspensa pela Justiça Federal, na última semana. As informações são da “Folha”.

A DHL, empresa que fazia a entrega, conseguiu uma liminar na Justiça para voltar a entregar os documentos, mas só aqueles que já estavam em poder da empresa.

A Justiça mandou suspender a entrega de passaportes com visto norte-americano no Brasil, após uma ação dos Correios, que diz que o envio dos passaportes pela DHL quebra o monopólio postal que a estatal têm.

O consulado recomendou que as pessoas não agendem entrevistas de visto para os próximos dias. E, para quem já fez os agendamentos, que remarque a entrevista para depois de 1º de novembro, quando os consulados dos EUA esperam normalizar a situação.

A DHL foi contratada pela CSC, responsável pelos centros de solicitação de visto dos EUA. Após a entrevista nos consulados, o passaporte do solicitante fica em poder dos EUA. O visto é concedido e o passaporte é enviado para a casa do solicitante ou para um posto da DHL.

A DHL disse, no dia 29, que, por “questões judiciais”, não poderia dizer quantos passaportes estavam em seu poder quando houve a decisão.

Os donos dos passaportes estão sendo avisados por e-mail ou pela página do sistema eletrônico de solicitação de vistos. Quem não tiver recebido o documento deve procurar o serviço de atendimento. Os telefones de São Paulo são 0/xx/11/3958-0957 e 0/xx/11/3958-4841. O endereço na internet é: usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome.