Época de comemorar, agradecer e... comer

Por Ivani Manzo

receitas-para-natal-e-ano-novo

Todos já sabemos que nesta época do ano temos duas grandes comemorações que envolvem jantares e almoços. Para alguns, somado a isso, os jantares de trabalho, com amigos entre outros. Isso significa uma grande possibilidade de engordar. Porém, como diz a brincadeira, o que engorda não é o que você come entre o Natal e Ano Novo, é o que você come entre o Ano Novo e o Natal! Claro que para a pessoa que tem uma alimentação equilibrada e não é sedentária, essa época não traz muitos riscos. Mas o que pode ser feito para minimizar o ganho de gordura?

Nesta época ao mesmo tempo que se come mais, temos também mais tempo. E podemos usar esse tempo para gastar o excesso de energia ingerido nas comemorações. Não é preciso grandes sacrifícios, apenas um pouco de força de vontade e conhecimento. Se você já é praticante de exercícios, você pode aumentar o tempo dedicado aos exercícios, ou fazê-los duas vezes ao dia. Mas se você ainda não pratica exercícios agora é uma ótima oportunidade para começar e continuar durante o ano novo.

Pessoas que não praticam exercícios necessitam de uma orientação inicial para poder começar com segurança. Atividades como a corrida apesar de gastar muita energia, requer preparo da musculatura e postura para que lesões não ocorram. Vou sugerir aqui algumas atividades que podem ser feitas mesmo pelas pessoas sedentárias com o risco de lesões minimizado.

Se você não é obeso a caminhada pode ser um ótimo começo, mas se você é obeso a caminhada não é indicada, opte pela bicicleta ou exercícios na água. Inicie a caminhada devagar e com passos firmes e cadenciados. Mantenha a atenção em seu corpo e caso sinta desconforto nas articulações ou nas costas, pare descanse e continue por mais um tempo. É muito importante que você não force só porque deseja não engordar.

Outro exercício muito bom que pode ser feito mesmo pelos obesos é o ciclismo. O estado da Florida oferece uma condição muito boa para esse esporte porque é muito plano. Da mesma forma se sentir algum desconforto, pare descanse e depois prossiga. Com relação a bicicleta é importante ajustar o banco e a dica é que os joelhos não podem ficar estendidos em nenhum momento da pedalada. Sempre deverá ser mantido uma leve flexão dos joelhos.

Veja como esses exercícios podem ajudá-lo a gastar energia: 50 minutos passeando de bicicleta equivalem a 300 calorias e caminhando equivalem a 320 calorias e ficar sentado descansando gastam 90 calorias. Então o que vale mais? Aproveitar o clima ameno do inverno da Florida e caminhar, passear de bicicleta com a família, ou ficar sentado na sala conversando?

Se você já é praticante de corrida ou “spinning” 50 minutos podem gastar em média 900 e 730 calorias respectivamente. Esses números podem variar com relação ao seu peso, idade, sexo e intensidade do exercício, é apenas um valor médio. De qualquer forma, o mais importante é manter a saúde e a alegria.

Boas Festas!