Equipe de Trump pede informações sobre imigrantes ao DHS

Por Gazeta News

[caption id="attachment_81547" align="alignleft" width="300"] Obama em reuniao com beneficiários do DACA em maio de 2013. foto-Pete-Souza-Casa-Branca.[/caption]

A equipe de transição do presidente eleito Donald Trump se reuniu com representantes do Departamento de Segurança e Cidadania (DHS), na qual pediu informações sobre imigrantes irregulares no país, além de uma avaliação sobre os recursos disponíveis para a construção de muro e barreira nas fronteiras.

Segundo documento interno da reunião, realizada no mês de dezembro, e que a Agência Reuters teve acesso, a equipe também questionou sobre a capacidade do departamento para expandir a detenção de imigrantes, sobre o programa de vigilância aérea – intitulada Operation Phalanx – que, segundo os republicanos, foi reduzido pelo governo Obama. A iniciativa foi autorizada em 2010 pelo presidente para interceptar o tráfico de drogas e reprimir a migração na fronteira com o México.

De acordo com o memorando, a equipe de transição também pediu cópias de cada ordem executiva e diretiva enviada aos agentes de imigração desde que Obama assumiu o cargo em 2009.

Durante a campanha, Trump disse que pretende desfazer as ações executivas de Obama sobre imigração, o que pode incluir o conhecido programa DACA - Deferred Action for Childhood Arrivals - uma ordem de 2012 que permite que crianças trazidas ilegalmente para os EUA por seus pais permaneçam no país com autorizações temporárias para cursar a faculdade e o trabalho.

O programa coletou informações pessoais, incluindo os endereços dos participantes e informações sobre suas famílias, que teoricamente poderiam ser usadas ??para localizá-los e deportá-los se a política for revertida.

Outro pedido da equipe de transição foi para obter informações sobre se os registros de imigrantes foram alterados por qualquer motivo, inclusive para os direitos civis ou preocupações de liberdades civis, de acordo com o memorando interno.

No ano fiscal de 2015, o último ano em que há dados disponíveis, os agentes de patrulha fronteiriça apreenderam 2.626 imigrantes ilegais na fronteira EUA-Canadá em comparação com 331.333 apreendidos na fronteira EUA-México.

Com informações da Reuters.