Esclarecendo as dúvidas sobre a aposentadoria

Por Claudia Fehribach

aposentadoria

Recebi inúmeros emails na semana passada por conta de nossa conversa sobre aposentadoria aqui, nos EUA. Resolvi responder algumas das perguntas que recebi através da coluna.

Basicamente, de uma coisa não podemos fugir: Se você quer se aposentar com dignidade e boa qualidade de vida, o tempo de começar é agora! No entanto, economizar já para gastar esse dinheiro em 30 anos ou mais tarde, necessita de sabedoria e disciplina. Infelizmente, sabedoria e disciplina leva tempo para desenvolver – e a maioria das pessoas não pode se dar ao luxo de esperar.

Quanto mais cedo você começar a poupar para a aposentadoria, mais fácil será o processo. Use estas dicas para começar seu planejamento de aposentadoria de uma forma consciente e disciplinada, e você vai chegar ao seu objetivo.

1. Guardar dinheiro Se você não está poupando nada, comece a economizar agora. Se poupar um pouquinho por mês é tudo que você pode gerenciar, ótimo. Nem que seja um dólar na próxima semana. Simplesmente desenvolva o hábito de poupar com cada cheque de pagamento, não importa quão pequena seja a quantidade. A verdade é que existem estudos que apontam a força do hábito como a principal alavanca para o sucesso financeiro. Já dizia o velho ditado: “de grão em grão, a galinha enche o papo”. Começar a poupar o mais cedo possível é a chave para o sucesso. Idealmente, o tempo e os juros compostos irão fazer todo o trabalho pesado. Salvar uma pequena parcela de sua renda em cada cheque de pagamento ao longo de uma carreira de 30 ou 40 anos pode, realmente, fazer toda a diferença. Esperar até mais tarde para começar a guardar, vai exigir uma poupança muito mais pesada ao longo de um período mais curto de tempo e pode até mesmo exigir que você precise trabalhar mais alguns anos. 2. Poupe cada vez mais Quando você começar a poupar, nenhuma quantidade é muito pouca. Com o passar do tempo e o aumento de sua renda, você tem que ir aumentando o nível da poupança também. Este comprometimento com você mesmo faáa toda a diferença em seu futuro. Se você tem um plano patrocinado pelo empregador, tais como 401 (k) e seu empregador oferece uma parte complementar, como já disse no último artigo, não desperdice dinheiro gratuito, pois isso é um grande benefício para o seu futuro. 3. Tenha as suas dívidas sob controle Dívidas são o motivo principal de boicote ao seu futuro. Realmente, virá aquela história de dar mais atenção a sua qualidade de vida hoje do que a paz de espírito do seu futuro amanhã. Obviamente que o ideal seria poder fazer as duas coisas, mas se esta não é a sua realidade, então exerça o seu poder de escolha. Escolha conscientemente. O ideal seria poupar, no mínimo, 10% de seu salário todos os meses. Agora, este percentual trabalha bem mais ao seu favor se você ainda está na casa dos 30 anos. A partir daí, a sua poupança tem que ser mais agressiva, para que você possa alcançar resultados satisfatórios em seu futuro financeiro.

4. Aposentadoria aqui ou no Brasil? Tive muitas perguntas em relação a este quesito. A resposta? Bem, vai depender dos planos de cada um. Se você vive aqui, mas planeja viver os seus anos dourados no Brasil, seria ótimo ter uma previdência por lá. Eu, particularmente, mesmo que resolva um dia voltar, prefero um plano de aposentadoria que vá me recompensar em dólares no futuro. Mas, se você analisar bem tudo o que eu falei, existe uma regra pura e simples a que tudo isso se resume: se você quer ter uma aposentadoria decente no futuro, o tempo de começar a planejar é AGORA! Espero ter respondido a todas as perguntas; caso contrário, entre em contato comigo. Uma boa sema para todos!