Escolas de Broward em alerta por causa de bactéria
O distrito escolar de Broward está enviando cartas aos diretores das escolas informando sobre cinco casos de infecção por MRSA, um tipo de estafilococo (bactéria), resistente a antibióticos. Os casos foram verificados em estudantes de Sarasota e de Brandenton, e têm ocorrido desde o início do ano escolar, informam autoridades de saúde.
A carta esclarece sobre os sintomas da doença e orienta sobre procedimentos, caso os pais suspeitem que seus filhos foram contaminados. ““Estamos apenas colocando eles em alerta. Em caso de suspeita, os pais devem levar os filhos imediatamente ao médico”, afirmou a porta-voz do distrito, Keith Bromery.
A infecção apresenta, inicialmente, sintomas de manchas na pele. Portanto, treinadores de diversos esportes escolares estão sendo orientados a ficar atentos.
As infecções por estafilococos ocorrem mais comumente entre atletas, uma vez que a concentração de atletas em vestiário e ambientes fechados, por exemplo, facilita sua disseminação. Isso ocorre, particularmente, explicam os especialistas, quando os estudantes deixam de tomar banho após os exercícios e não têm uma boa higiene pessoal.
Em Bedford, Virgínia, um estudante morreu vítima de uma infecção por estafilococo, resistente a antibióticos. Autoridades escolares de Bedford fecharam 21 escolas para descontaminação. Preocupados, pais de estudantes começaram a solicitar orientações às escolas, após a divulgação da notícia.
Um dos estudantes contaminado, é aluno da Sarasota High School que, há duas semanas, sediou um jogo de futebol contra a Chaminade-Madonna High School, de Hollywood. Chaminade é uma escola católica privada, mas também promove jogos contra escolas públicas de Broward.
De acordo com equipes de ambos os distritos escolares, Manatee County e Sarasota County, o número de casos é considerado normal a esta altura do ano escolar.
Os dois estudantes de Manatee jogam na equipe de futebol. “Os dois estudantes responderam ao tratamento e já voltaram às aultas”, disse Margy Nanny, porta-voz do distrito escolar.
Todos os três estudantes, dois dos quais são atletas, foram tratados com sucesso, informou o diretor-médico do departamento de Saúde do condado de Sarasota, Dr. Kieran Smart. Apenas um dos estudantes ainda não retornou às aulas e está sob tratamento médico.
O Departamento de Saúde tem promovido discussões com titulares do distrito escolar de Manatee e com treinadores físicos sobre a importância da higiene, e estimulado a troca de informações e idéias sobre como combater a disseminação da bactéria.
“Boa e severa higiene, com água e sabão é a melhor coisa que pode ser feita. As escolas estão adotando políticas mais agressivas de limpeza dos uniformes e equipamentos. Estamos sendo pró-ativos”, disse o Dr. Stuart Fox, diretor do Departamento de Saúde do condado de Manatee.
A chave para combater o MRSA, e qualquer outra infecção, é mudar o comportamento da comunidade. Os pais têm que insistir, não pedir, que as crianças lavem as mãos depois de brincar ou jo-gar, e antes das refeições. As pessoas não precisam ficar paranóicas por causa dos germes, mas devem prestar muita atenção à importância da limpeza, e de tratar infeções e vírus.
De acordo com autoridades de saúde, casos de estafilococos já foram registrados em pelo menos seis estados do País. Cartas de alerta foram também enviadas para pais de estudantes de New York, Connecticut e New Hampshire. Em Indiana, Virginia e West Virginia, foram tomadas iniciativas de desinfecção das escolas, particularmente, ginásios e vestiários, onde os germes se disseminam mais facilmente.
O Centers for Disease Control and Prevention (Centro para Prevenção e Controle de Doenças) informou que a infecção por MRSA é um problema importante de saúde pública, que se disseminou mais do que se imaginava anteriormente. Um estudo do governo mostra que que mais de 90 mil norte-americanos poderão ser infectados pelo MRSA, por ano.
