Escolas do Sul da Flórida devolvem carne suspeita
Os distritos escolares de todo o País, incluindo os do Sul da Flórida suspen-deram o consumo de carne fornecida pelo frigorífico Hallmark/Westland Meat Packing Co, onde foram gravadas imagens de animais doentes sendo maltratados antes do abate.
Na semana passada, as escolas públicas de Broward identificaram onde estavam locali-zados todos os lotes de carne fornecidos pelo frigorífico. A orientação inicial foi de que o consumo do produto fosse suspenso. Agora, as administrações das escolas determinaram que o produto seja devolvido ao fornecedor.
O distrito de Broward já iniciou a devolução do produto, de acordo com nota oficial publicada pelo Broward County Public Schools Department.
A nota esclarece que a carne, frango e peixe agora consumidos nas escolas de Broward foram fornecidos por outras empresas. Vários posters foram afixados nas cafeterias das escolas esclarecendo que todos os alimentos fornecidos pelas escolas são seguros para o consumo e que nenhum alimento relacionado à carne envolvida no recall está sendo servido.
Também as escolas de Miami-Dade informaram estar seguindo a orientação do ministério da Saúde para não utilização da carne fornecida pelo frigorífico Southern Califórnia.
A investigação que detectou as irregularidades levou ao maior recolhimento de carne da história dos Estados Unidos, totalizando 143 milhões de libras, ou 65 mil toneladas. Apesar disso, autoridades do ministério da Saúde dizem não acreditar que haja risco à saúde da população.
Duas redes de fast-food, Jack-In-the-Box e In-N-Out, também informaram que não utilizarão mais carne fornecida pelo frigorífico.
Osceola
No condado de Osceola, no entanto, o distrito escolar localizou mais 23 casos potenciais de carne contaminada em oito escolas públicas. Até o final da semana passada, haviam sido detectados dois lotes de 40 libras de carne potencialmente imprópria para o consumo, relacionados ao frigorífico da Califórnia.
A porta-voz do distrito, Dana Schafer, disse que funcionários da cafeteria foram orientados a verificar os freezers da escola no início da semana. O diretor do serviço de alimentação de Osceola, Jean Palmore, no entanto, disse que os funcionários foram orientados a fazer a checagem uma semana antes.
O departamento de Agricultura norte-americano determinou, no domingo(17) o recolhimento das 65 mil toneladas de carne produzidas desde 1º de fevereiro de 2006 pelo frigorífico Hallmark/Westland Meat Packing Co, na Califórnia.
Segundo Schafer, as crianças nunca estiveram sob risco porque o recolhimento de toda a carne fornecida pelo frigorífico foi determinado em 5 de fevereiro, logo depois de o ministério da Saúde notificar o distrito sobre a possível contaminação.
As escolas nas quais foi encontrada a carne foram: Poinciana High, Boggy Creek Elementary, Four Corners Charter, Discovery Intermediate, Harmony High, Partin Settlement Elementary, St. Cloud Elementary e Kissimmee Middle. Cartas estão sendo enviadas pra os pais das crianças matriculadas nestas escolas informando sobre o assunto.
