Escritores brasileiros participam da Feira do Livro de Miami

Por Gazeta News

Feira do livro

O Brasil esteve presente na 29ª edição do Miami Book Fair International, realizada entre os dias 11 e 18 de novembro. A feira foi aberta com seis noites de leitura e discussões com autores dos EUA e do mundo. A partir do dia 16 aconteceu o Festival dos Autores, que se estendeu por todo o final de semana, com mais de 350 participantes.

No dia 16, a brasileira Nélida Piñon se apresentou como convidada especial do núcleo íbero-americano. Em espanhol, a recém indicada Embaixadora da Cultura Ibero-Americana, na Espanha, encantou os fãs antigos e conquistou novos admiradores ao falar sobre a memória, os seus anos de formação, as suas origens galegas, e o seu livro “Corazón Andariego”, a tradução em espanhol do livro “Coração Andarilho”, que acaba de ser lançado.

No dia 17, o também brasileiro Laurentino Gomes, jornalista e autor dos best-sellers “1808” e “1822”, atraiu um bom público de brasileiros e americanos. Com vendas combinadas somando 1,5 milhões de exemplares, no Brasil e em Portugal, os dois livros se tornaram um fenômeno. A plateia se deliciou com as histórias da mudança da corte de D. João VI para o Brasil e dos eventos que culminaram na independência do Brasil, em 1822. Laurentino Gomes, que atualmente vive na cidade de State College, Pensilvânia, onde está terminando de escrever “1889”, anunciou que em três semanas retornará ao Brasil e lançará o terceiro livro da trilogia, na Bienal do Livro, em 2013.

Os dois escritores foram apresentados em suas respectivas sessões por Adriana Sabino, presidente do Centro Cultural Brasil-USA da Flórida (CCBU), instituição que iniciou os pavilhões do Brasil, produzidos e apresentados de 2005 a 2008. Quando a MBFI, por falta de verba, eliminou o setor de pavilhões internacionais, o CCBU continuou trabalhando com a Book Fair, apresentando escritores brasileiros. Em 2010 se apresentaram Ana Maria Gonçalves e Mary Del Priore. Em 2011, foi a vez de Martha Medeiros e Ricardo Cravo Albin.

Além de Nélida e Laurentino Gomes, outra escritora brasileira presente no evento foi a carioca Cassia Martins, com o mais recente e elogiado livro “Born in Rio”.