Espaguete com almôndegas ao vinho

Por Gazeta Admininstrator

Geralmente as almôndegas são feitas à base de carne ou frango e permitem variações conforme o que você tem na geladeira ou armário. Além disso, a praticidade é outro ponto forte: misturou, cozinhou, está pronta!

Ingredientes:

Almôndegas:

? 500 g de carne magra, moída

? 2 dentes de alho amassados

? 2 colheres (chá) de salsinha picada

? 1 colher (chá) de páprica picante

? 1 colher (chá) de orégano seco

? 1 pitada de noz-moscada ralada

? ¼ colher (chá) de coentro seco moído

? 8 fatias de pão de fôrma bem picadas

? ¼ xícara de queijo parmesão ralado

? 3 colheres (sopa) de leite

? Farinha de trigo para polvilhar

? 2 ovos pequenos

Molho:

? 3 colheres (sopa) de azeite

? 2 cebolas médias picadas

? 2 talos de salsão sem as folhas, picados

? 3 dentes de alho amassados

? 1 lata (400 g) de tomates em cubos

? 100 g de tomates secos picados

? 2 colheres (sopa) de massa de tomates

? 1 colher (sopa) de açúcar mascavo

? 1 folha de louro

? 1 xícara de vinho branco (usei Pinot Grigio)

? Sal e pimenta-do-reino

Massa:

? 500 g de massa longa, tipo espaguete

? 2 colheres (sopa) de manteiga gelada

Modo de Preparo:

Prepare o molho: em uma panela, leve ao fogo moderado o azeite, a cebola e o salsão, mexendo às vezes, até dourar. Junte o alho e deixe fritar por 1 minuto; adicione os tomates, a massa de tomate e o açúcar mascavo; misture bem; acrescente a folha de louro, e o vinho. Deixe ferver. Tempere com sal e pimenta a gosto. Reduza o fogo, cubra parcialmente e cozinhe por 10 minutos.

Prepare as almôndegas: em uma tigela grande, coloque a carne, o alho, a salsinha, e todas as especiarias secas; junte tudo amassando com uma colher de pau até os temperos ficarem bem incorporados na carne. Acrescente o pão, o queijo, o leite e os ovos; misture até formar uma pasta grossa. Com as mãos enfarinhadas, forme bolinhas no tamanho desejado (eu fiz 35 almôndegas com aproximadamente 2,0 cm de tamanho) com a mistura. Em uma frigideira grande, funda e antiaderente, aqueça o azeite em fogo moderado e frite as almôndegas por 5 a 6 minutos ou até dourar por igual.

Despeje o molho sobre as almôndegas. Tampe e, quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, virando-as uma ou duas vezes. Se necessário, acrescente um pouco mais de vinho, caso o molho comece a secar.

Prepare a massa: em um caldeirão com água fervente temperada com sal, cozinhe o espaguete até ficar al dente, escorra e coloque em um prato.

Distribua pedacinhos de manteiga sobre a massa e despeje por cima as almôndegas. Polvilhe com queijo e sirva ainda quente.

Dica: As almôndegas podem ser fritas em duas ou três porções de cada vez. Depois coloque de volta na frigideira e despeje o molho por cima.