Depois de muito se duvidar sobre o sucesso da Copa realizada no Brasil, os conceitos tem mudado para muitos veículos de comunicação e especialistas de todo o mundo. Jornais como “The New York Times”, “Le Monde” e “The Guardian” já mencionaram esta reversão de expectativas. Mas um PhD pela Universidade de Cambridge e professor de uma escola de negócios francesa (ESSCA), Dàvid Ranc, foi além e disse que a organização deste mundial é até mesmo melhor que a da reputada Olimpíadas 2012, realizada em Londres.
Em um post publicado no blog do “FREE” – um grupo de acadêmicos europeus que estudam futebol e sua interação com a sociedade – Ranc afirma que há um abismo entre a percepção e a realidade quando se trata de competições organizadas em países no Norte ou Sul do planeta.
“Sempre que um evento é organizado em um país do Sul, o discurso e a memória são de potenciais fiascos, que normalmente não se materializaram. Sempre que um evento é organizado em um país do Norte, o discurso e a memória são de sucessos, mesmo quando houve fiascos de verdade”, escreveu.
As informações são da revista “Exame”.