Especialistas dizem que Angelina Jolie salvou mais vidas que a sua, depois de revelar que fez mastectomia
Em uma época de testes genéticos, mais mulheres com mutações de genes que causam câncer se confrontam com a mesma escolha. Com a revelação, Jolie tornou a escolha mundialmente aceita.
Em uma declaração ao “New York Times”, Jolie revelou que passou em segredo por uma mastectomia dupla como medida preventiva depois que testes genéticos mostraram que ela carrega a mutação BRCA-1, que aumenta muito as chances de uma mulher ter câncer de mama e de ovário.
A mãe de Jolie morreu aos 56 anos, depois de uma batalha por uma década contra um câncer de ovário. Médicos disseram que Jolie tinha 87% de chances de desenvolver câncer de mama e 40% de chances de câncer de ovário.
De acordo com médicos, a mastectomia é coberta pela maioria dos seguros para aqueles que forem diagnosticados com o gene BRCA ou com um histórico significante de câncer de mama na família. Isso porque custa menos para o seguro prevenir do que arcar com gastos do tratamento do câncer.
Mas o exame pode ser caro e varia de $700 a $4 mil dólares, dependendo da descendência e histórico familiar. A maioria dos seguros cobrem o teste, mas muitos têm exames genéticos como exceção. Mas médicos disseram ao “Sun Sentinel” que nem todos precisam ou se qualificam para esse exame. Luta contra o câncer A curitibana Dúlcia Sforca, de 48 anos, que atualmente vive em Boca Raton, resolveu trilhar o caminho da medicina alternativa depois de ser diagnosticada com um tipo de câncer de mama agressivo, o HER2 positivo. “A desarmonia hormonal causa câncer, e este é o mais difícil de curar, porque a quimioterapia só visa destruir tumores, mas não traz balanço hormonal”.
Dúlcia optou pela dieta vegetariana visando o equilíbrio hormonal e faz regularmente a desintoxicação do fígado, através do jejum por 24 horas, tomando somente água purificada para limpar os intestinos.
Dúlcia indica vídeos de Dr Shinya, um cirurgião inventor do colonoscopia, que explica a diferença de um intestino vegetariano e de um carnívoro. “Segundo ele, todas as doenças começam pelos intestinos. Portanto a melhor prevenção para qualquer doença é a indispensável nutrição, exercício, luz solar, ar livre, paz interior através de um bom relacionamento com Deus e com o próximo”, concluiu Dúlcia.
