Especialistas prevêm cinco furacões para o EUA em 2006.

Por Gazeta Admininstrator

De acordo com especialistas New York teria o maior risco em 2006

A empresa de meteorologia Accu-weather previu na segunda-feira(15) que os Estados Unidos serão atingidos por cinco furacões na temporada de ciclones de 2006, que começa em 1° de junho. Ainda que em 2005 o país tenha sido impactado pelo mesmo número de furacões (Cindy, Dennis, Katrina, Rita e Wilma), o prognóstico adverte para maiores possibilidades de que as costas de New England (os estados de New York, Connecticut, Rhode Island e Massachussets, principalmente,) seriam mais afetadas.

O prognóstico sugere que zonas como a do Golfo e o Norte do estado da Flórida teriam um descanso esta temporada e que as praias da Carolina do Norte e de Long Island, no estado de New York, poderíam ser mais afetadas do que de costume.

De acordo com relatório da empresa, pelo menos um furacão deve ser alvo de grande preocupação. “Estamos entrando em uma fase na qual um ou dois furacões de grande intensidade no Noroeste do país serão de grave preocupação nos próximos 10 anos”, informa o documento.

O serviço prevê que dos cinco furacões previstos, três seriam de categoria três ou superior, dois seriam inferiores a essa categoria.

De acordo com anúncio feito pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, a área metropolitana de New York e Long Island está dentro das zonas com risco de sofrer fortes tormentas tropicais durante os próximos meses.

Segundo a AIR Worldwide Corporation, encarregada de avaliar os riscos econômicos deste tipo de catástrofe, Miami é o pior lugar dos EUA para se enfrentar um furacão, seguido de New York.

Entre junho e julho, de acordo com a previsão da Accuaweather, a parte ocidental do estado do Texas poderá ser afetada. Entre outubro e novembro, última fase da temporada de furacões, a região afetada, de acordo com a emprea, deve ser o Sul da Flórida. No entanto, as zonas com maior risco continuam sendo New England e as costas da Carolina do Norte.