Espera por julgamento para indocumentados adultos pode durar anos

Por Gazeta News

Tornozeleira eletronica Foto
[caption id="attachment_138956" align="alignleft" width="300"] Uso da tornozeleira eletrônica é parte do processo até a decisão final.[/caption]

O processo para imigrantes indocumentados adultos, desde a apreensão na fronteira,passando pelos centros de detenção nos EUA, até que chegue o dia do julgamento, varia de períodos que vão de alguns dias a até alguns anos de espera.

Liberado com uma tornozeleira eletrônica, junto com o menor, o imigrante fica à espera de uma audiência com o juiz que decidirá seu caso, enquanto recebe visitas periódicas de um oficial de Imigração. Com os tribunais sobrecarregados, as audiências podem demorar anos para acontecer.

No governo Obama, a maioria dos juízes deixava as famílias e crianças sem documentos ficar em terra. Mas ONGs de assistência a imigrantes acreditam que, na administração de Donald Trump, grande parte das famílias acabará deportada.

O presidente, aliás, já anunciou que vai rever essa política conhecida como "pegar e soltar".Para isso, será preciso aumentar os recursos para os tribunais de imigração para acelerar os julgamentos, além de reduzir o número de pessoas que vão esperar a decisão judicial em regime aberto.

"As pessoas se iludem, o Facebook mostra todo mundo feliz, e aí acham que é fácil entrar e arrumar emprego", diz Lídia de Souza, diretora do New England Community Center."Mas é difícil e vai ficar ainda pior. Os indocumentados terão mais problemas para pôr filhos na escola e arrumar trabalho".

Com informações do Washington Post.