Esperança de carteira de motorista dura pouco para brasileiros.

Por Gazeta Admininstrator

Sete brasileiros foram presos em Illinois, na semana passada, quando tentavam chegar a Wisconsin na esperança de conseguir tirar a carteira de habilitação. Dois deles eram moradores de Pompano Beach, e os outros cinco de Jacksonville, na Flórida.

Eles pagaram $1,8 mil a um brasileiro para que os levasse de van e fornecesse a todos um endereço de Wisconsin que os permitisse tirar a habilitação.

A esperança acabou depois que a van em que estavam foi parada por um policial de Illinois por excesso de velocidade. O motorista, que tinha uma carteira internacional de habilitação, dirigia a 85 milhas por hora, onde a velocidade máxima permitira é de 60 milhas por hora.

O grupo foi detido pela polícia local e encaminhado para pernoitar em um hotel, sob vigilância. No dia seguinte, todos foram encaminhados ao departamento de Imigração e, em seguida para um centro de detenção a 6 horas de distância de Chicago. Eles estão agora sujeitos a deportação imediata. Nenhum deles fala inglês.

A tia de um dos detidos, a manicure Ângela Sales, conta que o sobrinho, que identificou apenas como Júnior, de 36 anos, estava na Flórida há nove meses trabalhando como faxineiro, e que já tinha tido o visto negado seis vezes. Ele entrou no país como turista, com passaporte português. “Havia 15 anos que a mãe, que mora aqui, não o via e agora, depois de tanto esforço, ele deve ser deportado”, lamenta Ângela.

Ela própria e outros membros da família, já foram vítimas de pessoas que prometeram “conseguir” carteiras de motorista em troca de dinheiro. “Só daqui de cassa foram $2,5 mil, e a pessoa até hoje não apareceu com as carteiras nem com o dinheiro”, conta Ângela, que alerta para que outras pessoas não acreditem em promessas “fáceis” de conseguir uma carteira de motorista.

“Driver’s license não existe para quem não é legal. As pessoas têm que ter consciência, ou vive de favor, ou arrisca a pele”, conclui a brasileira.