Tite volta à lista de melhores técnicos do mundo

Brasileiro está na lista dos dez nomes que disputarão o Fifa The Best 2019

Por

Tite aparece na lista junto com Pep Guardiola e Jürgen Klopp.

Novamente em alta após a conquista da Copa América, Tite está de volta à lista de melhores técnicos do mundo. A Fifa divulgou nesta quarta-feira os indicados ao prêmio The Best de 2019 na categoria dos treinadores, e o comandante da seleção brasileira aparece entre os 10 nomes apontados, junto aos badalados Pep Guardiola e Jürgen Klopp.

Desta forma, Tite volta a figurar entre os melhores treinadores do planeta depois de um ano. Indicado na edição 2017 da premiação, após o grande desempenho nas eliminatórias da América do Sul, o comandante do Brasil acabou ficando de fora dos 10 melhores no ano passado, quando caiu nas quartas de final da Copa do Mundo.

Os 10 nomes foram apontados por um painel de especialistas, tendo como base o trabalho mostrado entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019. Os candidatos agora passarão por um processo de votação popular no site da Fifa, que ocorrerá paralelamente a uma eleição entre jornalistas de cada país filiado à entidade, além dos treinadores e capitães das seleções. Cada país terá, desta forma, três representantes.

A votação ocorre da seguinte forma: cada eleitor indica três candidatos, em ordem de preferência: 1º, 2º e 3º colocado. O primeiro leva cinco pontos; o segundo, três pontos; e o terceiro, um ponto. Quem tiver a maior soma de pontos fica com o troféu. Os três finalistas serão divulgados em data ainda não confirmada, e o grande vencedor será anunciado no dia 23 de setembro, na cerimônia do Fifa The Best.