Economia dos Estados Unidos encolheu 4,8% no último trimestre

Departamento de Orçamento do Congresso estimou que a atividade econômica cairá neste trimestre a uma taxa anual de 40%

Por

O país já perdeu 26,5 milhões vagas de empregos até o final de abril.

Os efeitos da pandemia já aparecem nos números da economia norte-americana. Dados recentes mostram que a economia dos EUA encolheu a uma taxa anual de 4,8% no último trimestre, durante a fase mais crítica do coronavírus, que fechou grande parte do país e começou a desencadear uma recessão.

Com grande parte da economia paralisada, o Departamento de Orçamento do Congresso (Congressional Budget Office) estimou que a atividade econômica cairá neste trimestre a uma taxa anual de 40%.

Esse seria, por uma margem de tirar o fôlego, o trimestre mais sombrio desde que esses registros foram compilados pela primeira vez em 1947. Seria quatro vezes o tamanho da pior contração trimestral registrada em 1958.

O Departamento de Comércio pontuou na quarta-feira, 29, que o PIB teve a queda mais acentuada desde que a economia encolheu a uma taxa anual de 8,4% no quarto trimestre de 2008, em meio à Grande Recessão.

Demissões

Em apenas algumas semanas, empresas em todo o país fecharam e demitiram milhões de trabalhadores. A taxa real de desemprego ultrapassa os 20% nos EUA. O país já perdeu 26,5 milhões vagas de empregos até o final de abril.

O relatório do PIB mostrou que a queda foi liderada pela queda dos gastos dos consumidores, responsáveis por 70% da atividade econômica. Os gastos dos consumidores caíram a uma taxa anual de 7,6% no primeiro trimestre - o maior declínio desde 1980. Com informações do Miami Herald.