Está chegando a hora de mais um Festival de Cinema Brasileiro em Miami

Por Gazeta Admininstrator

14º BRAFF exibe filmes inéditos na flórida
Festival realiza mostras de cinema, premiação, show e workshop

Quem passa por Miami Beach, já pode notar o aumento gradual do número de cartazes espalhados pela cidade, anunciando o Brazilian Film Festival. E isso significa que em pouco tempo Miami Beach estará recebendo um público de cerca de 15 mil pessoas para prestigiar o 14º BRAFF, Brazilian Film Festival, que promove mais de 30 filmes brasileiros no exterior. A atriz Andréa Beltrão já confirmou sua presença, bem como outros atores e diretores que terão seus filmes na mostra, como a atriz Glória Pires, José Wilker, Simone Spoladore, o diretor Paulo Halm, entre muitos outros.

O Festival será realizado entre os dias 13 e 21 de agosto de 2010. A abertura no dia 13 traz de volta à tela do Colony Theatre os filmes vencedores do ano passado: o curta Sildenafil, dirigido por Clovis Mello e o longa-metragem Divã, que conta com a direção de José Alvarenga Jr. e um elenco estelar que inclui Lília Cabral, José Mayer, Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond, entre outros. Ambas produções foram escolhidas pelo público como melhor filme em 2009.

No dia 14, começa a mostra competitiva no Colony Theatre, com a exibição de filmes inéditos na Flórida, incluindo os últimos lançamentos brasileiros. Curtas e longas estarão concorrendo pela Lente de Cristal, na maior premiação do cinema brasileiro no exterior. Neste mesmo dia, a mostra paralela que reúne filmes da atriz Andréa Beltrão, além de documentários, chega ao Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale. Ambas vão até o dia 20 de agosto, com o encerramento marcado para o dia 21 no Lincoln Theatre em Miami. Além da premiação, a noite de encerramento contará com o show da cantora revelação da MPB, Maria Gadú.

Para os profissionais de cinema, o MarketPlace, com palestras, encontros e debates com profissionais de aquisições de TV, home vídeo e novas mídias abrirá suas portas nos dias 16 e 17 de agosto, no Gasenvoort Hotel. O MarketPlace destaca ainda a participação da ANCINE, Agência Nacional de Cinema, que estará fazendo uma apresentação sobre oportunidades de apoio do Governo Brasileiro à co-produção com o Brasil.

O Festival, que faz parte do calendário oficial de Miami, é também reconhecido pela ANCINE, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, APEX e governos locais como uma verdadeira plataforma de negócios e comunicação entre mídias, profissionais da área e empresas investidoras do audiovisual.

O Festival de Miami é o evento pioneiro, que deu origem à criação do Circuito Inffinito de Fetivais, que hoje organiza 10 Festivais de filmes somente brasileiros em todo o mundo, incluindo Canudos, New York, Vancouver, Miami, Londres, Buenos Aires, Montevidéu, Roma, Madri e Barcelona.

Para ingressos e programação completa, visite o site www.inffinito.com ou telefone para (305) 600-3347.

14º FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO DE MIAMI: DATAS E LOCAIS

ABERTURA
Filmes:
“Sildenafil”, diretor Clovis Mello
“Divã”, diretor José Alvarenga Filho
QUANDO: 13 AGO., 2010
ONDE: COLONY THEATRE
1040 Lincoln Road,
Miami Beach, FL 33139
(305) 674-1040
HORÁRIO: 8PM – Entrada Gratuita

FILMES EM COMPETIÇÃO (MIAMI)
QUANDO: 14 A 20 AGO., 2010
ONDE: COLONY THEATRE
1040 Lincoln Road,
Miami Beach, FL 33139
(305) 674-1040
HORÁRIOS: 5PM, 7PM, 9PM
INGRESSOS: geral $10, estudantes
e idosos $7

FILMES EM BROWARD
QUANDO: 14 A 20 AGO., 2010
ONDE: CINEMA PARADISO
503 Southeast 6th Street
Fort Lauderdale, FL 33301-3416
(954) 525-3456
HORÁRIO: 8PM
INGRESSOS: geral $10,
idosos $8, membros $6

MARKETPLACE
Painéis: Oportunidade de Apoio Governamental para Produção com o Brasil.
Encontro e Debate com Empresas de Distribuição Teatral e Não-teatral.
QUANDO: 16 E 17 AGO., 2010
ONDE: GANSEVOORT HOTEL
2377 Collins Avenue
Miami Beach, FL 33139
(305) 604-1000
HORÁRIO: 10AM – Entrada Gratuita

ENCERRAMENTO
ENTREGA PRÊMIOS LENTE DE CRISTAL E SHOW AO VIVO MARIA GADÚ
QUANDO: 21 AGO., 2010
ONDE: LINCOLN THEATRE
541 Lincoln Road
Miami Beach, FL 33139-2913
(305) 673-3330
HORÁRIO: 8PM - INGRESSOS: $40

Algumas das sinOpses dos filmes que serão passados no Colony Theatre:

TEMPOS DE PAZ
Sábado, 14 de agosto, às 7pm.

Tudo se passa em abril de 1945. Os combates já cessavam na Europa, mas o Brasil ainda se encontrava tecnicamente em guerra. O embate entre o interrogador alfandegário e ex-torturador da Polícia Política de Vargas e o polonês, ex-ator que viveu os horrores da guerra, mas era suspeito de ser um nazista fugitivo, se desenrola na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro.
Direção: Daniel Filho
Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Daniel Filho, Louise Cardoso, Ailton Graça, Anselmo Vasconcelos, Ewa Stulbach, etc.

MAMONAS PRA SEMPRE
Domingo, 15 de agosto, às 7pm.

Mamonas Pra Sempre, recheado de material inédito, narra a história da banda que em menos de dez meses saiu do anonimato para ser um dos maiores fenômenos da música brasileira. O filme resgata a trajetória do grupo, os desafios vencidos e sua ascensão. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos, mas, acima de tudo, extremamente criativos, os Mamonas viraram o país de cabeça para baixo enquanto divertiam e uniam as famílias brasileiras. Após longa pesquisa, foi compilado um vasto arquivo de imagens inéditas, incluindo cenas do começo, bastidores e gravações dos próprios Mamonas, em suas turnês e apresentações. O resultado de tudo isso é um filme único, com memórias que até hoje marcam a todos.
Direção: Cláudio Kahns.

BEYOND IPANEMA – ONDAS BRASILEIRAS NA MÚSICA GLOBAL
Segunda, 16 de agosto, às 7pm.

Beyond Ipanema – Ondas brasileiras na música global é um documentário sobre o ciclo de redescobrimento da música brasileira no mercado internacional. Por meio de entrevistas com David Byrne, Gilberto Gil, Devendra Banhart, M.I.A., Mutantes, Caetano Veloso, Tom Zé, Seu Jorge, Bebel Gilberto, Milton Nascimento, Thievery Corporation e outros, o filme analisa a experiência musical brasileira fora do país. Artistas, produtores, DJs e críticos discutem como a mistura de estilos, os samples e a globalização ajudaram o Brasil a garantir um lugar de destaque na cultura global.
Direção: Guto Barra
Elenco: Collin Mcnerny, Danielle Lima, Diego Kelman Ajuz, Geanine Marques
Jeffrey Trask, Joshua Cohen, Louisa Menke, Lorena Lima, Rafael Carvalho
Ron Mcfarland, Sean Ryan e Victor Gunsalus.

O BEM AMADO
Segunda, 16 de agosto, às 9pm.

Baseado na obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária, em sua administração na cidade de Sucupira, a inauguração de um cemitério. De um lado, é apoiado pelas irmãs Cajazeiras. Do outro, tem que lutar contra a forte oposição liderada por Neco Pedreira, dono do jornaleco da cidade.
Direção: Guel Arraes
Elenco: Marco Nanini, Matheus Nachtergaele, José Wilker, etc.

OS NORMAIS 2
Terça, 17 de agosto, às 9pm.

Engana-se quem pensava que a saga de Rui e Vani havia chegado ao fim. Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres revivem os marcantes personagens em Os Normais 2. Assim como na série e na primeira versão para o cinema, o longa-metragem é garantia de muitas gargalhadas, já que o casal decide dar uma apimentada na relação e parte em busca de alguém que tope embarcar nesta aventura.
Direção: José Alvarenga Jr.
Elenco: Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres, Drica Moraes, Danielle Winits, Daniele Suzuki, Cláudia Raia, Mayana Neiva, Alinne Moraes e Daniel Dantas.

LULA, O FILHO DO BRASIL
Sexta, 20 de agosto, às 9pm.

Baseado no livro homônimo de Denise Paraná, Lula, o Filho do Brasil é a história de um homem comum, sua família e a extraordinária capacidade de superar dificuldades. O filme narra o percurso de Luiz Inácio Lula da Silva, do seu nascimento, em 1945, até 1980, quando se tornou um líder sindical consagrado. A data marca também a morte de uma pessoa extremamente influente em sua vida e em sua forma de pensar: Dona Lindu, que criou oito filhos sozinha, e tinha como lema “Nesta família ninguém vai ser ladrão ou prostituta”. E cumpriu.
Direção: Fábio Barreto
Elenco: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Cléo Pires, Guilherme Tortólio, Juliana Baroni, etc.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Colabore enviando um e-mail ao colunista.

Para ler a versão completa do Gazeta News CLIQUE AQUI