A partir de 1º de abril o Escritório de Cidadania e Serviços de Imigração (USCIS) recomeçará a aceitar petições de vistos de trabalhadores profissionais H-1B.
Este visto é concedido a profissionais com título universitário dos Estados Unidos que busquem trabalhar para uma empresa por período inicial de três anos, prazo que pode ser estendido por mais três anos adicionais.
O trabalhador que não tem um título universitário dos Estados Unidos pode obter uma equivalência de um professor designado pelo USCIS, com base em diplomas ou experiência profissional.
O beneficiário do visto H-1B pode solicitar um visto H-4 para o cônjuge e/ou filho(s) solteiro(s) menores de 21 anos. O visto H-4 permite a permanência legal no país, mas não autoriza o trabalho.
No ano passado, o número de vistos disponíveis terminou em apenas dois dias. As petições apresentadas depois de 3 de abril foram negadas. Por esse motivo, recomendam os advogados de imigração, é muito importante que as petições sejam apresentadas de imediato, a partir de 1º de abril, a fim de assegurar que a cota anual não se esgote.
Mas, mesmo que a petição seja apresentada a tempo, o status H-1B não começa até 1º de outubro, início do ano fiscal. Os beneficiários que já estejam nos Estados Unidos com outro tipo de visto e cujo status se encerre antes de 1º de outubro, terão que sair do país antes desta data e, caso a petição seja aprovada, solicitar o visto em seu país de origem.
A cota para este ano é de 65 mil vistos H-1B, incluindo 6,8 mil reservados para os cidadãos do Chile e Cingapura. Existe uma isenção para os primeiros 20 mil bene-ficiários que tenham o título de Mestre ou Doutor de uma univesidade dos EU.
Renovações e mudanças
Os empregadores que desejem solicitar uma extensão para seu empregado, ou os que desejem apresentar uma petição para alguém que já tenha o status H-1B com outro empregador, pode apresentar a petição a qualquer momento. Não é necessário um novo número de visto.
A mesma empresa, ou outra empresa, pode apresentar uma solicitação de certificação de trabalho ao Departamento de Trabalho, o que constitui uma oferta de trabalho para o futuro, e é o primeiro passo para que o beneficiário solicite a residência. A certificação laboral é um processo independente do visto H-1B e, em geral, é recomendada a contratação de um advogado de imigração para conduzir o processo.

