Está com dúvida sobre renovação de green card? - Dra. Ingrid responde

Por Gazeta News

imig

De: Rafael Assunto: Visto Pergunta: Eu fiz um intercâmbio nos EUA e passei 5 meses em Orlando. Em 2009 tirei um novo visto, de turista, e fui viajar novamente para Orlando. Quando cheguei na Imigração, consegui 6 meses de permanência que foram carimbados no meu I-94 e grampeado no passaporte. Ao passar pela retirada de bagagens, uma oficial me chamou e pediu que eu a acompanhasse. Me deixou 2 horas esperando em uma sala e me fazia perguntas do tipo: “Quantos anos você tem, o que veio fazer aqui, de onde é sua família, qual nome dos seus pais, e etc.”, mas ela me perguntou 20 vezes cada pergunta. Por fim, ela escreveu coisas no meu visto, invalidando-o e me colocou num avião de volta ao Brasil e disse que eu deveria tirar um novo visto e tentar entrar de novo. Eu gostaria muito de visitar meus amigos outra vez e passar minhas férias aí. O que eu poderia fazer nesse caso? Mostro meu passaporte antigo com o visto todo rabiscado e carimbado de coisas para conseguir um novo visto no meu passaporte já renovado? Até porque, mesmo que eles me concedam o visto aqui, meu medo é chegar lá e eles me barrarem de novo. Existe alguma possibilidade de eles tentarem me barrar lá novamente, sem motivos, e eu pedir um advogado ou coisa do tipo?

Dra. Ingrid: Sempre existe a possibilidade de você ser “barrado” ao entrar nos EUA. A única alternativa, agora, é tentar um novo visto – porém não é boa ideia omitir ou mentir sobre seu passado, inclusive esta situação que você descreve. Boa sorte!

_________________________

De: Odeni Pereira Assunto: Renovação de Green Card Pergunta: Como proceder pra renovar meu green card, pois saí dos EUA em 2007, para tratamento de saúde no Brasil. Por recomendação do médico tive que ficar no Brasil. Já venceu tem dois anos. Tenho dois filhos, um deles já cidadão, outro residente, que vivem aí. Gostaria de retornar para resolver algumas pendências e rever amigos e ficar um pouco ao lado de meus filhos. Nesse caso, tenho que solicitar visto e lá dentro dos EUA renovar?

Dra. Ingrid: Você diz que quer vir “ficar um pouco” nos EUA. Lembre-se que um “green card” não é substituto de visto e não deve ser usado dessa forma. Se você não vai residir permanentemente nos EUA, você deve se apresentar ao Consulado e entregar seu cartão. Você poderá tentar entrar nos EUA com seu atual cartão, mas não é possível saber se sua entrada será barrada ou não. Se você não reside nos EUA desde 2007 (7 anos), é bastante óbvio que você reside no Brasil.

_________________________

De: Ana Claudia Ribeiro Assunto: Dívida hospitalar Pergunta: Tenho um cliente que passou por um procedimento hospitalar no ano passado. Apesar de ter usado o seguro viagem, ainda assim recebeu uma conta de $55 mil dólares para pagar. Ele me pergunta quais são as implicações que ele pode vir a ter em futuras viagens aos Estados Unidos caso não pague está dívida? Você tem como orientar?

Dra. Ingrid: O Serviço de Imigração dos EUA não se envolve em disputas de dívidas pessoais.

_________________________

De: Chayane Assunto: Visto para filho Pergunta: Casei com um cidadão americano em setembro do ano passado. Tenho um filho de 6 anos no Brasil, que está morando com minha mãe. Já estou com green card e estou indo para o Brasil em maio para trazer meu filho para morar comigo. Por favor, me ajude, quais documentos necessários eu preciso e qual tipo de visto deve aplicar para ele?

Dra. Ingrid: Você não ira poder “trazer” seu filho quando for ao Brasil. Voce deveria ter iniciado a peticao dele junto com a sua para que a residência dele já estivesse caminhando. Nessa altura você terá que se apresentar no Consulado e seguir o procedimento ditado por ele para iniciar o processo de seu filho.

_________________________

De: Samari Assunto: Pergunta: Eu e meu esposo já viemos 3 vezes para cá (EUA) a passeio, com visto de turista. Duas vezes nós ficamos duas semanas, mas essa última vez viemos para morar 6 meses para não ficarmos além do prazo. Compramos um mobile home, tiramos a driver’s lincences e estamos retornando ao Brasil por uma semana para voltarmos para cá novamente para ficarmos 6 meses. Gostaria de saber se correremos algum risco do oficial nos barrar na entrada, mesmo que não fiquemos além dos 6 meses?

Dra. Ingrid: O visto de turismo é exatamente para isso – turismo. O visto não é para “viver” 6 meses nos EUA, passar uma semana no Brasil, voltar e “viver” nos EUA. Você corre grande risco de ser barrada no aeroporto em uma de suas “voltas” aos EUA. O visto de 6 meses é uma cortesia para com o Brasil e não um convite para “morar” nos EUA por 6 meses. Tenha cuidado, pois se vocês forem barrados e forem descobertos que “moram” aqui, terão seus vistos cancelados sem possibilidade de renovar por 5 a 10 anos.

_________________________

De: Adriana Reis Assunto: Visto de turista Pergunta: Viajei para os EUA em 18/03/2013; eu não tinha a minha passagem impressa de volta mas eu tinha o número do ticket. Estava em Atlanta e fui mandada de volta para o Brasil. Eles riscaram o meu visto e disseram que estava cancelado. Se eu tirei meu visto de turista no Brasil, terei de tirar outro visto agora?

Dra. Ingrid: Se seu visto foi cancelado, você terá que tentar outro.

_________________________

De: Tiago Assunto: Visto de noiva Pergunta: A minha mãe vai casar com o meu padrasto nos Estados Unidos, Eu e ela somos de Portugal e ele é militar do Texas. Será que quando ele pedir o visto de noiva a gente poderá ir mais cedo para lá ?

Dra. Ingrid: Sua mãe terá o visto dela e vir na época em que o visto for concedido. Quanto a você, você terá que vir com seu próprio visto, a não ser que você seja menor de 18 anos e seria incluído no visto dela.

_________________________

De: Stanley Mximo Pergunta: Moro em Minas Gerais, tenho 23 anos, mas eu nasci nos EUA. Eu estou acabando minha faculdade, e assim que terminá-la vou para os EUA com a intenção de morar. Porém, eu quero muito levar minha namorada e meu pai comigo, ambos brasileiros. Com relação a minha namorada, temos planos de nos casarmos ainda este ano. Como eu faço para pedir o green card para ela, para que ela possa morar nos EUA legalmente? Gostaria de saber qual é o modo menos arriscado de conseguir o green card para a minha namorada. Alguns falam que nós podemos nos casar no Brasil e iniciar o processo de solicitação do green card, e este processo leva uns 12 meses. Ouvi também que é melhor ela conseguir um visto de turismo, e após o término do visto, ela ficar ilegal por um ano, e após isso, nos casarmos nos EUA e iniciar o pedido de green card de lá. Gostaria de saber também como proceder com relação ao meu pai, também pedindo o gren card.

Dra. Ingrid: Se sua namorada estiver nos EUA com visto de turismo e vocês se casarem aqui, ela receberá a residência em mais ou menos 5 meses. Seu pai também, seria o mesmo procedimento. Caso ela esteja no Brasil, o processo pode demorar de 12 a 20 meses (para seu pai também).

_________________________

De: Flavio Ferreira Assunto: Pergunta: Cheguei dos EUA dia 28 de fevereiro. Gostaria de saber se posso voltar daqui a dois meses. Tenho visto de turista por 10 anos.

Dra. Ingrid: Flavio, você pode retornar quando você quiser sempre e quando você tem um visto em dia e não passe um período ilegal nos EUA.

_________________________

De: Paulo Vital Assunto: Multa de trânsito Pergunta: Recebi uma multa de trânsito em maio de 2006, por não ter parado em um cruzamento. A multa foi aplicada por um policial e fui intimado à comparecer a um tribunal de Los Angeles. Como tinha que retornar ao Brasil dois dias depois, não pude comparecer ao tribunal ou pagar a multa. Retornarei aos EUA agora, 8 anos depois, para a Flórida, e gostaria de saber se terei problemas com a imigração.

Dra. Ingrid: Sem saber os detalhes da multa, é impossível comentar. Te aconselho a procurar um advogado criminalista em Los Angeles, que possa verificar e confirmar como resolver esta pendência antes de você viajar, pois o problema seria se houver qualquer tipo de ordem contra seu nome.