Estado de saúde do príncipe Rainier está

Por Gazeta Admininstrator

O estado de saúde do príncipe Rainier 3º de Mônaco está "estável", segundo relatório médico divulgado neste domingo pelo principado. Entretanto, os médicos afirmaram que sua condição ainda é "preocupante", e que ainda é cedo para fazer qualquer prognóstico sobre a possibilidade de melhora.

Hospitalizado desde o dia 7 de março no Centro Cardio-Torácico por uma infecção bronco-pulmonar, Rainier, 81, foi transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na terça-feira (22) por causa de uma piora acentuada no quadro acompanhada de problemas cardíacos e renais.

O boletim médico divulgado neste domingo também diz que o príncipe está "consciente", apesar de permanecer sob o efeito de sedativos. A deterioração de suas funções vitais foi interrompida.

"Suas funções cardíacas, pulmonares e renais que estavam em deterioração agora estão estáveis", diz o boletim.

Bênção especial

Nesta sexta-feira, o papa João Paulo 2º enviou uma bênção especial ao príncipe Rainier, dizendo que estava ao seu lado "em pensamento e oração".

"Confiando na intercessão da Virgem Maria, o papa pede a Deus que lhe dê[a Rainier] conforto, apoio da Graça Divina, e abençoe ao príncipe e sua família", dizia a mensagem divulgada pelo Vaticano.

O príncipe Albert, filho de Rainier, apareceu nesta sexta-feira na sacada do palácio e pediu a todos que rezassem por seu pai.

Saúde frágil

Rainier 3º tem sofrido uma série de problemas de saúde depois de uma operação na aorta, em dezembro de 1999, e uma retirada parcial de tecido pulmonar em fevereiro de 2000.

Desde então, sua saúde ficou extremamente fragilizada, levando-o a ser internado diversas vezes. Em outubro do ano passado, ele foi internado por conta de uma infecção pulmonar. Em janeiro último, foi hospitalizado novamente, devido a uma sensação de 'cansaço geral'.

No último dia 10, o palácio divulgou um comunicado afirmando que a infecção havia sido controlada. Os médicos, então, decidiram fazer uma bateria de exames cardíacos, por causa de seu histórico médico.

O príncipe --viúvo da princesa Grace Kelly e pai de Caroline, Albert e Stéphanie-- governa Mônaco desde 19 de novembro de 1949, após a morte de seu avô, o príncipe Louis 2º.