Estados fronteiriços preparam o desembarque da Guarda Nacional.

Por Gazeta Admininstrator

O Governo dos Estados Unidos desembarcará a partir de amanhã centenas de soldados da Guarda Nacional em três Estados da fronteira Sul, para apoiar as tarefas da Patrulha da Fronteira contra a imigração ilegal.

“A Guarda Nacional não realizará tarefas policiais”, insistiu o chefe da Patrulha da Fronteira, David Aguilar.

“No entanto ela participará de algumas atividades importantes como o apoio administrativo e de operação para a Patrulha da Fronteira, principalmente para aliviar os agentes que deverão dedicar-se ao serviço policial”, explicou Aguilar durante uma recente audiência legislativa.

Desde que o presidente George W. Bush anunciou o desembarque militar na fronteira com o México, o Pentágono vem insistindo que os soldados não terão autoridade para deter os imigrantes ilegais.

Os governos dos Estados do Arizona, Novo México e Texas vêm mobilizando algumas unidades que se encarregarão de preparar as instalações para abrigar este incremento de presença militar na fronteira com o México.

Mudança de posição

De sua parte, o governador da Califórnia, o republicano Arnold Schwarzenegger, que inicialmente foi contra a idéia do presidente Bush para o desembarque militar, indicou que autorizará o uso de algumas unidades de apoio aos agentes da fronteira.

Na Califórnia, principal rota dos imigrantes ilegais, há uma década, a construção de barreiras de 4,5 metros de altura, e focos em ambos os lados, vem reduzindo drasticamente o transito de ilegais pelo local. A zona onde cruzam mais imigrantes ilegais é a área de Yuma, no Arizona, em parte, devido a uma maior vigilância policial em outras partes da fronteira com o México.

Essa missão da Guarda Nacional será financiada pelo Pentágono, que por lei não pode enviar tropas federais para serviços de segurança dentro dos territórios dos EUA. Entretanto elas seguirão apenas às ordens dos governos de cada Estado.