Estados Unidos podem alcançar limite da dívida em outubro, diz Tesouro

Por Gazeta News

Barack Obama

Se os congressistas não agirem rapidamente para elevar o limite do endividamento público, pode faltar dinheiro para os Estados Unidos pagarem suas contas depois de meados de outubro. Foi o que alertou a administração do presidente Barack Obama ao Congresso norte-americano, no último dia 25. As informações são da “Reuters”.

O governo dos EUA tem encostado no limite da dívida de $16,7 trilhões de dólares desde maio, mas tem evitado declarar inadimplência sobre quaisquer obrigações por meio de uma série de medidas emergenciais para gerir seus recursos, como suspender investimentos em fundos de pensão para funcionários federais.

O secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew, disse que o governo vai exaurir sua capacidade de financiamento em meados de outubro, restando apenas $50 bilhões de dólares em dinheiro à mão, montante que, segundo ele, poderia ser esgotado em um único dia. Segundo ele, isso tornaria a inadimplência iminente e poderia abalar a confiança de investidores nos EUA.

Previamente, o governo de Obama havia dito que o Congresso precisa agir até o início de setembro, mas o fortalecimento da economia elevou as receitas tributárias, dando ao governo mais tempo antes de atingir o teto da dívida.

Obama prometeu não deixar o assunto ser uma moeda de troca em outras discussões políticas.