Robocop: Entrevista com a atriz Aimee Garcia - Cinema

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

WP_20140205_15_05_01_Pro

Robocop (Columbia Pictures)

Estreou na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, Robocop, refilmagem de um dos clássicos da ficção científica de 1987, que conta com direção do brasileiro José Padilha. A história é parecida ao primeiro: a multinacional OmniCorp lidera a tecnologia robótica e seus androides estão vencendo as guerras dos Estados Unidos ao redor do mundo. Mas essa tecnologia ainda não é usada em solo americano. E, quando Alex Murphy, um policial do bem, sobrevive depois de uma explosão, a sua esposa autoriza que ele vire cobaia para a criação do primeiro ciborgue - metade homem, metade robô. O roteiro foi reescrito por Josh Zetumer. No elenco Joel Kinnaman, Abbie Cornish, Gary Oldman, Samuel L. Jackson, Michael Keaton, Aimee Garcia, entre outros. Eu tive a oportunidade de conversar com a atriz Aimee Garcia que interpreta Kim, uma das cientistas que cria o novo ciborgue. Confira a entrevista!

Jana: Conta pra gente um pouco da sua personagem Kim.

Aimee: Kim é uma cientista especializada com biologia, química, e ajuda o doutor Dennett Norton a criar o Robocop, a dar vida a esse ciborgue.

Jana: Como você se envolveu nesse projeto?

Aimee: Eu fiz alguns testes. No princípio, a personagem não era latina. Mas o diretor do filme, José, me escolheu e eu fiquei muito honrada. Tiveram alguns ajustes da personagem e agora aqui estamos com o filme pronto. Eu sei que vai ser um sucesso!

Jana: Como foi trabalhar com o diretor brasileiro José Padilha?

Aimee: José é o máximo! Ele é engraçado e muito talentoso. Ele trouxe sua equipe brasileira para as filmagens: o diretor de fotografia Lula Carvalho e o editor Daniel Rezende – eles trabalharam com ele no Tropa de Elite. Ele é fantástico! Eu criei uma ótima relação com ele e confiava nele em todos os momentos no set de filmagens. E na minha opinião, ele é um dos melhores diretores da nossa geração.

Jana: Você aprendeu a falar português?

Aimee: Não. Aprendi a s dizer “obrigada”. Mas sabe que no final das filmagens, como José falava com o Lula e o Daniel, eu comecei a entender o que eles falavam porque eu falo espanhol... É similar. Mas isso aconteceu depois de quatro meses escutando o português. Eu gostaria muito de aprender a falar português. Ah, eu também queria ao Brasil durante a Copa do Mundo.

Jana: O elenco era bem eclético: diferentes países, diferentes línguas. Como foi a interação nas filmagens?

Aimee: As diferentes nacionalidades não atrapalharam não. Era bem global! Gary Oldman é inglês, Abbie é australiana, Joel (Robocop) é sueco, José é brasileiro... Eu acho que cada um trouxe algo de diferente para o filme, e José é muito flexível e conseguiu escolher um elenco internacional. Muitas vezes, vemos os mesmos atores e dessa vez, foi diferente. Tem também o Michael Keaton que não fazia um filme há muito tempo; Gary Oldman também queria fazer um filme com José. Eu acho que o carisma que José tem, ele conseguiu colocar um elenco estelar nesse remake.

Jana: Como você se preparou para essa personagem?

Aimee: Eu entrevistei alguns cientistas, eu acompanhei alguns médicos em hospitais para conhecer os equipamentos médicos e como eles se comportavam. Quando eu apertava os botões no ar, eu sabia exatamente como seria os monitores e o eu estava fazendo exatamente. Como eu fiz muitas pesquisas, alguns dos cientistas têm cabelos coloridos, usam roupas estranhas, anéis; perguntei ao José se eu poderia ser assim e ele disse que não e só me deixou usar anéis maravilhosos, que o departamento de arte desenvolveu pra mim.

Winter’s Tale (Warner Bros. Pictures)

Estreia na próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, Winter’s Tale, a adaptação do livro de Mark Helprin, que conta a história de Peter Lake, um ladrão, que se depara com Beverly Penn, enquanto assaltava sua mansão em Nova York, no século 19. Os dois acabam se apaixonando, mas Beverly tem uma doença terminal. No elenco está Colin Farrell, Jessica Brown Findlay, Russell Crowe, Will Smith, Jennifer Connelly, Matt Bomer, entre outros. A direção ficou a cargo do estreante Akiva Goldsman. Foi ele quem escreveu o roteiro de I Am Legend,de 2007, e Angels & Demons, de 2009.

Endless Love (Universal Pictures)

Estreia também no Dia dos Namorados, próxima sexta-feira, dia 14 de fevereiro, Endless Love, remake do drama romântico com o mesmo nome de 1981, com a atriz Brooke Shields e do diretor Franco Zeffirelli. A trama é a mesma: o romance proibido de dois adolescentes após um acidente. No elenco, Alex Pettyfer, Gabriella Wilde, Bruce Greenwood, Joely Richardson, entre outros. A direção ficou a cargo de Shana Feste. Ah, a versão de 1981 de Endless Love marca a estreia do ator Tom Cruise no cinema.