Estudante de Miami está entre as vítimas de ataque em Bangladesh

Por Gazeta News

kabir

Uma aluna da Emory University que cresceu em Miami está entre as 20 vítimas de um ataque terrorista em Dhaka, Bangladesh.

Abinta Kabir estava em um restaurante luxuoso em Dhaka, capital do país, quando militantes bem vestidos e fortemente armados fizeram reféns. A situação só terminou 12 horas mais tarde, na madrugada de sábado, dia 2, quando  forças de elite de Bangladesh resgataram 13 pessoas, matando seis dos agressores e prendendo um.

Segundo relatos de sobreviventes, o ataque tinha como foco estrangeiros. Os militantes pouparam a vida de funcionários bengalis do restaurante.

Segundo a mãe de Kabir, Ruba Ahmed, Kabir era filha única e nasceu em Bangladesh e estava visitando amigos e familiares. Em Miami, Kabir foi aluna da escola Ada Merritt, em Downtown Miami. Kabir atualmente estudava na Universidade de Emory, na Geórgia.

Oficiais da Universidade Berkley, na Califórnia, disseram que um de seus alunos, Tarishi Jain, também foi morto.

Nove italianos, sete japoneses, um cidadão americano, um indiano e dois bengalis estão entre os mortos no ataque. Um italiano está desaparecido.

Bangladesh declarou dois dias de luto nacional pelas vítimas. Dois policiais também foram mortos no ataque.

O ministro do Interior de Bangladesh afirmou no dia 3 que os militantes não pertenciam ao grupo  Estado Islâmico, mas a um grupo militante local, banido do país há mais de uma década.

"Eles são membros do Jamaeytul Mujahdeen Bangladesh," disse Asaduzzaman Khan à agência de notícias AFP. "Eles não possuem relação com o Estado Islâmico."

No entanto, o EI mais cedo havia divulgado fotos dos supostos responsáveis pelo ataque em frente a uma bandeira do grupo.