Estudantes de Broward terão aulas de português

Por Gazeta Admininstrator

Já está quase tudo pronto para que a escola primária de Broward, que reúne um expressivo número de estudantes brasileiros inicie projeto-piloto neste ano-letivo programa extra-curricular de aulas de português (after-school).

A iniciativa é do subsecretário para Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Ruy Nogueira, e atende a uma antiga expectativa da comunidade brasileira no sul da Flórida.

Serão ministradas aulas em três níveis de conhecimento da língua, e a meta é de envolver, em poucos anos, todas as escolas que tenham um grande número de alunos brasileiros.

O anúncio foi feito durante a cerimônia no Broward Center for the Performing Arts, no dia 26 de maio, realizada pelo Cônsul Geral do Brasil em Miami, embaixador João Almino, para marcar o reconhecimento ao Conselho das Escolas Públicas do Condado de Broward, Florida por iniciativas na área educacional em favor da comunidade brasileira.

O Conselho oferece versões em português de sua página na Internet (http://browardschools.com) e do “Guia dos Pais de Alunos de Broward”, com informações sobre procedimentos, estrutura da rede escolar e orientações gerais. Além disso, o Conselho iniciou, também em português, o atendimento telefônico para pais de alunos (Schools’ Family Resource Line).

Durante a cerimônia, o embaixador Ruy Nogueira anunciou também o lançamento de um concurso de monografias sobre o processo de Independência do Brasil, com prêmios em dinheiro para as três melhores do ensino básico, as três da escola média e as três do segundo grau. O regulamento do concurso será em breve divulgado. Com a abertura do concurso, o governo brasileiro expressa sua satisfação com a decisão do Conselho das Escolas Públicas de Broward de recomendar que as escolas observem o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil de Portugal.

Participaram da cerimônia, pelo Condado Benjamin J. Williams, chairman do Broward County School Board; Dr. Robert Parks, integrante do Conselho e figura-chave nesses entendimentos e o diretor do Broward Center for the Performing Arts, Mark Nerenhausen.