Estudo demonstra como a fonte de imigrantes para os EUA mudou de alemães para mexicanos
Mas um novo estudo do Pew Research Center mostra que o volume de hoje de imigrantes, de certa forma, é um retorno ao passado dos Estados Unidos. Há um século, os EUA experimentaram outra grande onda de imigração. Embora menor em 18,2 milhões, eles vieram, em grande, da Europa. Muitos americanos podem traçar suas raízes para a onda de imigrantes que chegaram entre 1890-1919, quando a Alemanha foi o país que enviou a maioria dos imigrantes a vários estados dos EUA, embora o Reino Unido, Canadá e Itália tenham também sido fortemente representados.
Em 1910, a Alemanha foi o principal país de nascimento entre os imigrantes dos EUA, com 18% de todos os imigrantes (ou 2,5 milhões) nos Estados Unidos. Alemães formavam o maior grupo de imigrantes em 17 estados e no Distrito de Columbia, enquanto o México representava o maior número de imigrantes em apenas três estados (Arizona, Novo México e Texas). Depois da Alemanha, o segundo maior número de imigrantes nos EUA eram da Rússia e dos países que se tornariam a URSS (11%, ou 1,6 milhões).
Desde 1965, quando o Congresso aprovou a legislação para abrir as fronteiras do país, imigrantes foram amplamente chegando da América Latina e Ásia. Nos estados que têm atraído muitos imigrantes, a atual porcentagem de imigrantes é menor do que os picos alcançados mais de um século atrás. Hoje, existem quatro estados (Califórnia , Nova York, Nova Jersey e Flórida) em que um em cada cinco ou mais pessoas são de origem estrangeira. A Califórnia atingiu o pico em 1860, com 39,7% da população do estado vindo de outro país, com predominância dos chineses. Enquanto isso, Nova York e Nova Jersey, em 1910, atingiram o pico de 30,1% (com imigrantes da Rússia e da URSS ) e 26,2% (com imigrantes da Itália), respectivamente.
Hoje, os EUA têm cinco vezes mais imigrantes do México do que da China, país com o segundo maior número de imigrantes nos EUA (5% de todos os imigrantes em os EUA, ou 2,2 milhões). O México é o berço de 29% (ou 11,7 milhões) de todos os imigrantes nos EUA. Os imigrantes nascidos no México são responsáveis ??por mais da metade de todos os nascidos em outro país em quatro estados: Novo México (72,4%), Arizona (60,2%), Texas (59,7%) e Idaho (53,5%).
Fora o México, a Índia é o principal país de nascimento entre os imigrantes em Nova Jersey, West Virgínia e Pensilvânia, embora apenas cerca de um em cada dez imigrantes sejam da Índia. O Canadá é o principal país de nascimento para imigrantes em Maine (27%), New Hampshire (14%) , Vermont (23%), Dakota do Norte (19%) e Montana ( 25%). Filipinos são responsáveis ??por uma grande parte dos imigrantes no Havaí (45%) e Alaska (30%).
