Estudo esclarece como dieta gordurosa causa diabete

Por Gazeta Admininstrator

Pesquisadores afirmam ter descoberto como uma dieta rica em gorduras pode aumentar o risco de diabete de tipo 2.
Uma equipe da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriu que comer muita gordura acaba levando a um bloqueio na produção de uma enzima essencial para produzir o hormônio insulina.

O estudo, publicado na revista científica Cell, foi realizado em ratos, mas os pesquisadores acreditam que sua descoberta levará a novas formas de tratamento e prevenção do distúrbio no ser humano.

A diabete do tipo 2 está ligada à obesidade.

Os estudiosos perceberam que a produção de insulina pode ser interrompida com a anulação de um único gene, que controla a produção de uma enzima chamada GnT-4a.

Eles então provaram que uma dieta rica em gorduras inibe a atividade do mesmo gene.

Níveis insuficientes da enzima comprometem a capacidade das células beta no pâncreas de produzir insulina como resposta a níveis altos de glicose no sangue após uma refeição, por exemplo.

Predisposição

Os pesquisadores sugerem que pessoas com predisposição hereditária para diabetes do tipo 2 podem ter alterações no gene responsável pela enzima GnT-4a.

O estudo da Universidade da Califórnia demonstrou que quando uma célula beta não tem níveis suficientes de GnT-4a, ela é incapaz de absorver corretamente a glicose por meio de sua membrana externa.

Desta forma, ela perde a sensibilidade para o aumento dos níveis de açúcar e não consegue emitir insulina como resposta.

"Se você conseguisse estimular a produção desta enzima de alguma forma, você talvez seria capaz de tornar animais, e talvez humanos, resistentes à diabetes estimulada por dietas ricas em gordura", afirmou Jamey Marth, da equipe de pesquisa.

Segundo o professor de Medicina Molecular da Escola Médica Peninsula, em Exeter, na Grã-Bretanha, Andrew Hattersley, "entender por que as pessoas obesas têm maiores possibilidades de desenvolver diabete é muito importante".

Porém, ele ressaltou que ainda é incerto se o resultado verificado em ratos é o mesmo em seres humanos.

"No homem existe uma interação complexa entre suscetibilidade genética e influência ambiental na diabete do tipo 2 e é provável que haja uma alteração considerável nas causas da diabetes do tipo 2 ao redor do mundo."