Estudo identifica sintomas precoces de meningite

Por Gazeta Admininstrator

Meningite é a doença infecciosa que mais mata entre os ricos
Mãos frias, fortes dores nas pernas e palidez acentuada podem ser novos sintomas para o diagnóstico da meningite quando a doença se encontra em seus estágios iniciais, de acordo com um estudo realizado na Grã-Bretanha.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford observaram 448 casos de crianças com meningite, 106 que acabaram morrendo e 345 que sobreviveram.

Cerca de 72% das crianças apresentaram estes três sintomas cerca de oito horas após a infecção.

A maioria delas apresentou apenas outros sintomas não específicos nas primeiras quatro a seis horas, mas estavam perto da morte 24 horas após a infecção.

Maior causa

Os sintomas clássicos para o diagnóstico de meningite, dor de cabeça, dificuldade para mover o pescoço, sensibilidade a luz, oscilação de consciência e coceira, apareceram apenas entre 13 e 22 horas, em média.

Apenas metade das crianças observadas havia sido encaminhada a hospitais após verem um médico.

"Acreditamos que os médicos confiem demais no uso destes três sintomas clássicos para o diagnóstico da meningite", diz Matthew Thompson, especialista em clínica geral, responsável pelo estudo.

"Tanto médicos como os pais se sentem falsamente tranquilizados quando estes sinais não estão presentes."

"Esperamos que (este estudo) mude a maneira como o diagnóstico inicial é feito e salve vidas", diz Denise Vaughan, diretora-executiva da Fundação de Pesquisa sobre meningite, que patrocinou o estudo.

A meningite é a principal causa infecciosa de mortalidade infantil nos países desenvolvidos.

Em muitos casos, as crianças são apenas admitidas em hospitais depois de terem recebido inicialmente diagnósticos equivocados.