Estudo indica que leis ?Arizona-style? não favorecem economias locais

Por Gazeta Admininstrator

Um relatório divulgado este mês visa ajudar legisladores estaduais considerando leis anti-imigração similares à do Arizona a responder esta pergunta: uma lei estilo a SB 1070 irá cumprir a meta de expulsar todos os imigrantes indocumentados? Que efeito isso teria sobre as economias estaduais?

Este relatório surge enquanto legisladores republicanos da Flórida em ambas as câmaras estão trabalhando para mudar as leis de imigração do Estado da Flórida, com modelos parecidos com a lei do Arizona.

Críticos dos projetos de lei da Flórida têm apontado para os direitos civis e violações legais, bem como os impactos econômicos que esses projetos teriam sobre o estado.

O relatório feito pelo Center of American Progress and the Immigration Policy Center conclui que:

- Os trabalhadores imigrantes como um todo, geraram $47,1 bilhões em 2008. Os trabalhadores em situação irregular, por si só representavam 23,5 bilhões de dólares do produto interno bruto do estado.

- A produção e os gastos de todos os trabalhadores imigrantes geraram 1,2 milhão de empregos no Arizona, em 2008, enquanto a produção e os gastos de trabalhadores sem documentos geraram 581.000 postos de trabalho.

- A análise estima que os imigrantes em geral pagaram $ 6 bilhões de dólares em impostos em 2008, enquanto que os imigrantes indocumentados pagam cerca de $2,8 bilhões de dólares.

O relatório acrescenta que os efeitos de deportações no Arizona seriam:

• Reduziriam de 17,2% do total de empregos.
• Eliminariam 581.000 postos de tra-balho para trabalhadores imigrantes e nativos.
• Diminuiriam a economia estadual em $48,8 bilhões.
• Reduziriam as receitas fiscais em 10,1%.

Enquanto isso, os efeitos da legalização no Arizona seriam:

• Aumentariam o índice de emprego em 7,7%.
• Adicionariam 261.000 postos de tra-balho para trabalhadores imigrantes e nativos igualmente.
• Aumentaria a renda em $5,6 bilhões.
• Aumentaria as receitas fiscais em 1,68 bilhões dólares.

Dados do Censo indicam que até 2008 quase 3,4 milhões de imigrantes viviam na Flórida. E em 2007, um estudo da Universidade Internacional da Flórida indicou que os trabalhadores imigrantes contribuíram com cerca de $20 bilhões em taxas.

Segundo o Pew Hispanic Center, o Censo 2010 contou com 50,5 milhões de hispânicos nos Estados Unidos, tornando-se 16,3% da população total. A população hispânica, que foi de 35,3 milhões em 2000, cresceu 46,3 por cento ao longo da década, e ainda mais acentuadamente, em muitos estados do sudeste.

Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI

Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI