Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostra que os homens fazem mais exercícios físicos que as mulheres. Enquanto 41,2% deles praticam algum exercício no tempo livre, apenas 27,4% delas fazem o mesmo. No total, nos últimos cinco anos, houve aumento de 12,6% no número de pessoas que se exercitam. O crescimento ocorreu em todas as faixas etárias, com exceção da terceira idade, que manteve o percentual.
Os dados estão no levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgado na última semana.
Para o professor e psicólogo Luciano Santana Lopes, especializado em atividade física e educação, hábitos estabelecidos na infância refletem na idade adulta. “É uma questão cultural mesmo. Os meninos são incentivados desde muito cedo pelos professores a participar atividades físicas, principalmente as coletivas, ao passo que as meninas são constantemente direcionadas para um lado mais social, com bem menos exercício físico”.
A Vigitel também mostra que entre quem tem mais escolaridade a atividade física está mais presente. Entre quem tem mais de 12 anos de escolaridade, a prática regular de exercício chega a 45%, enquanto entre os que tem até 8 anos o percentual cai para 22%. Fonte: Agência Brasil.