Estudo mostra que 40% das norte-americanas já foram agredidas pelo companheiro.

Por Gazeta Admininstrator

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17), mais de 40% das mulheres, que participaram do levantamento, afirmaram já ter sofrido abusos físicos ou psicológicos por parte de maridos ou namorados.

Essa pesquisa foi realizada na região de Seattle, nos EUA.

Um outro levantamento mostrou que mulheres que já foram agredidas têm uma probabilidade 4 vezes maior de apresentar sintomas de depressão e 3 vezes maior de considerar sua saúde deficiente ou razoável.

Os analistas, para quem o estudo é apenas uma impressão, mas indica uma tendência nacional, ficaram surpresos com os resultados.

"É uma epidemia", disse Robert Thompson, do Group Health Center for Health Studies, que liderou o trabalho. "Mas isso não aparece no radar, por causa do estigma e da vergonha associados, assim como o medo que muitos profissionais da área de saúde têm de abrir aquela que alguns chamam de 'Caixa de Pandora' de problemas com os quais eles não sabem como lidar", acrescentou Thompson em comunicado.

Thompson e sua equipe entrevistaram mais de 3.400 mulheres, com idade entre 18 e 64 anos, integrantes de uma organização de assistência médica de Seattle, numa amostra aleatória. Eles observaram que 44% das mulheres sofreram alguma forma de "violência por parceiro íntimo". A maioria relatou mais de um tipo de violência, por exemplo, agressão física e ameaças verbais.