Ética e o sucesso perene

Por Gazeta Admininstrator

Acostumados a ver o sucesso da corrupção na política brasileira, e até mesmo o último presidente dizer que "é assim mesmo" para decretar o fim da moralidade na gestão pública, temos que refletir um pouco mais para ver como a ética intervém no sucesso ou insucesso na área empresarial.

Deve-se destacar de que, na relação de comércio, não existe o "buraco negro" do dinheiro de ninguém, como ocorre com os impostos que são tirados dos contribuintes de forma escamoteada como acontece no Brasil. Nos negócios temos um controlador da relação custo benefício de cada centavo que é gasto.

Neste artigo vamos tentar deixar clara a relação entre a ética e o sucesso empresarial. Vejamos primeiramente a definição mais corriqueira de ética que deriva do grego "ethos" (caráter, modo de ser de uma pessoa):

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Uma psicóloga, companheira de nossas manhãs de reflexão das sexta-feira, diz que ética: "é fazer o que se diz e dizer o que se faz".

A ética é a base de todo organismo social de sucesso, mesmo fora da área empresarial, em si.

Se pegarmos os exemplos de algumas entidades, veremos isto com precisão.

Os escoteiros tem em sua lei: "O escoteiro tem uma só palavra, é leal, prestativo, amigo de todos, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico, valente, limpo de corpo e de alma e respeitoso".

No Rotary aprendemos a declarar ao final de cada reunião:

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

No campo empresarial temos que ter uma norma de conduta em cada organização ou indivíduo, que seja afirmada e praticada em cada momento do trabalho, para conquistar e manter a confiança de nossos parceiros, clientes e colaboradores.

Segundo as autoras, Maria do Carmo Whitaker e Maria Cecília Coutinho de Arruda, "o código de ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage".

Na semana passada tivemos mais uma comprovação de que a ética é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Um potencial cliente nos procurou para uma consultoria e nos disse que o tinha feito, baseado no nosso site e, em particular no código de ética de nossa empresa (http://www.oxfordusa.com/pt/empresa.htm#etica).

Vemos tantos empresários aqui na Flórida irem ao culto no domingo e se transformarem nas segundas.

Vale, neste sentido, ler o que escreveu Rick Boxx sobre a integridade no mundo coorporativo:

"Integridade corporativa não é meramente um nobre princípio patrocinado pelos altos escalões da administração. É o clímax do trabalho de toda equipe: pessoas reunidas para estabelecer um consistente padrão de integridade pessoal através da organização. Uma empresa é tão boa quanto seu elo mais fraco da corrente. A experiência frustrante vivida por um cliente com um vendedor pode afetar seriamente sua opinião sobre a empresa como um todo. Se tais comportamentos ou atitudes se repetem ou se relatos de experiências negativas se espalham, a empresa que seria considerada irrepreensível pode sofrer danos irreparáveis".

Seja na família ou em uma empresa, um único indivíduo pode arruinar tudo para todos na equipe. Uma contratação errada pode destruir uma boa reputação construída ao longo de anos.

Pessoas que demonstrem honestidade

O currículo do indivíduo confere? Ele parece alguém que tem apreço pela verdade ou você sente que ele será capaz de torcer a verdade para fechar uma venda ou avançar profissionalmente? "O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas Se deleita com os que falam a verdade" (Provérbios 12.22).

Quando vamos desenvolver uma atividade profissional, contratar uma pessoa ou empresa, o que buscamos? Integridade, ética, moralidade, honradez, ou malandragem?

Claro que se queremos os bons princípios, os nossos clientes e parceiros também desejam contratar empresas e pessoas que tenham probidade, caráter, honra e retidão moral. De que valeria a competência sem os quesitos mencionados.

Quando fiz meu MBA aqui nos EUA, estudei ética em um livro de quase 1000 páginas, e na ultima, dizia: "se todos os princípios que estudou neste livro não o convenceram, leve em conta um fato prático: só a ética traz o sucesso perene para as pessoas e empresas".

Carlo Barbieri - Advogado e Economista

Barbieri@oxfordusa.com