Etiqueta faz parte do dia a dia

Por Cristina Felix

FullSizeRender (1)

Há ainda uma certa resistência quando o assunto é etiqueta social e boas maneiras. Nós vamos passar por vários momentos na vida nos quais não vamos saber como agir. Em muitas destas situações, etiqueta será muito importante para que possamos manter nossa autoestima inabalada. Porém, muitas vezes percebo que quando entrego meu cartão de visita oferecendo meus conhecimentos, a maioria das pessoas fica de uma certa forma constrangida ou até se perguntando se a mesma me deu impressão de que não possui boas maneiras.

O que precisamos entender é que etiqueta abrange várias áreas e que, muitas vezes, sem percebemos, precisamos e usamos ela no nosso dia a dia.

Houve uma época em que não era considerado frescura e os nossos próprios pais se preocupavam em colocar os filhos num curso a respeito. Claro que nosso estilo de vida é outro hoje, até mesmo muitas regras de etiqueta foram e continuam sendo adaptadas para uma nova realidade, mas as atividades sociais ainda são baseadas em respeito e consideração com o próximo.

Cada um de nós tem seu próprio estilo de se vestir, de pensar e agir. Somos, como se diz, mais autênticos. Portanto, a nossa modernidade não deveria fazer com que estas ditas “frescuras” sejam deixadas para trás, mas sabemos que nem sempre essa é a situação. Se pararmos para pensar, usamos nossas boas maneiras constatemente sem percebemos.

Desde quando cumprimentamos ou apresentamos alguém, abrimos ou fechamos a porta para quem precisa, recebemos os amigos em casa, vestimos roupas adequada para alguma ocasião, cuidamos de nossa aparência e muitas outras pequenas, porém, importantes atitudes. Em resumo, todos nós precisamos disto para podermos conviver melhor com os demais.

Por isto, vou estar aqui com vocês, pois quero poder compartilhar meus conhecimentos sobre vários assuntos, como: comportamento básico na família, no trabalho, com os amigos; como vestir-se adequadamente para as diferentes ocasiões; como arrumar uma mesa, o uso correto dos talheres, pratos e copos/taças; como ser um bom hóspede e um bom anfitrião; como agir nas redes sociais, e muito mais. Pois, nunca se esqueça que você é seu melhor cartão de visita. E lembre-se sempre: Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe (Coco Chanel).