Etiqueta: Visitando o bebê recém-nascido

Por Cristina Felix

Multi Generation Family Sitting On Sofa With Newborn Baby

Com a chegada de um novo bebê, é claro que todos nós ficamos ansiosos para logo conhece-lo. Porém, é preciso tomarmos certos cuidados, para não deixarmos os pais estressados. Estas pequenas orientações nos ajudarão a fazermos uma visita agradável:

1. Visita na maternidade: devem ser feitas somente se formos realmente bem íntimos dos pais. Mesmo assim, é sempre aconselhável telefonar antes para saber o melhor horário. O ideal é fazer esta visita no segundo dia, pois a mãe ainda está se recuperando e precisa descansar. Algumas mães preferem receber enquanto ainda estão na maternidade. Certifique-se primeiro.

2. Duração da visita: tanto na maternidade quanto em casa, ela deve ser breve, não exceder 30 minutos e nunca à noite. O ideal é fazer a visita em casa, após a segunda semana. Muitos pais preferem após os três primeiros meses, pois assim o bebê já estará com a maioria das vacinas e seu sistema imune mais forte. Também não podemos esperar que os pais nos recebam com petiscos, vinhos, cervejas. A visita é somente para parabenizar e conhecer o novo bebê.

3. Presentes: é sempre educado levar uma lembrancinha para o recém-nascido. Uma roupinha, um bichinho de pelúcia, porta-retrato, enfim, algo que demonstre seu carinho. Se quiser levar um presente para os pais, escolha alguma coisa que tenha utilidade para eles. A primeira coisa que geralmente queremos comprar são flores, porém é necessário tomarmos cuidado com o perfume delas, pois muitas pessoas são alérgicas ou não gostam de certos aromas, principalmente se levadas para o quarto da maternidade, que normalmente são pequenos.

4. Pegar o bebê: ao menos que a mãe ofereça para pegá-lo, evite pedir e tocar as mãos ou beijar o bebê. Isto porque ele ainda está em fase de vacinação e sem imunidades, portanto, pode contrair qualquer doença.

5. Perfumes: o correto é não usarmos, principalmente os de aromas fortes, pois podem causar alergia ou deixar o bebê irritado.

6. Conselhos: oferecer ajuda quando percebemos que os pais estão com dificuldades para lidar com o bebê, pode ser bom, mas ficar dando palpites de como se faz isto ou aquilo pode ser indelicado. Se eles sentirem necessidade, com certeza vão pedir algum conselho.

7. Fotos: devemos sempre pedir permissão antes de começar a fotografar o bebê e os pais, principalmente, para postar nas redes sociais. Caso os pais deem permissão, é bom desligar o flash para não assustar o bebê.

8. Levar crianças: vai depender do grau de intimidade que temos com os pais. Se não formos muito íntimos, é melhor não levarmos. Se levarmos, tenhamos certeza que não estão doentes (resfriado, virose) e que sabem se comportar durante a visita.

9. Hora da amamentação: muitas mães ficam um pouco estressadas nesta hora por vários motivos. Devemos nos retirarmos do local e deixar este momento íntimo apenas para os dois.