Etiquetas de um aniversário

Por Cristina Felix

img_5929

Independente das tradições de um país, do tema da festa ou da idade de quem está celebrando o aniversário, há sempre algumas dúvidas de como se comportar nestas datas comemorativas, sendo o aniversariante ou o convidado. Para ajudar nestas horas, aqui estão algumas dicas para deixar você mais tranquilo.

1. A lista dos convidados Sendo uma festa grande ou pequena, num restaurante, salão de festas ou na sua casa, esta é uma hora que realmente pode causar um certo estresse. É claro que a festa é sua, mas é preciso ter cautela com as relaçoões das pessoas que serão convidadas. Não dá para chamar só um primo, por exemplo, e deixar o outro de lado. Em festas infantis, especificar se os pais estão convidados, assim como os irmãos da mesma faixa etária.

2. Convite A melhor forma de se convidar é por escrito, porque evita enganos sobre endereço, a data e o horário. O tipo de convite, formal ou informal, vai depender do tema da sua festa. Especifique no seu convite o tipo de traje que gostaria que seus convidados usassem para a ocasião. O ideal é enviá-los com antecedência de 15 a 20 dias, para que todos tenham tempo de se programarem e confirmarem a presença, quando solicitada. Evite fazer um evento no Facebook como uma única forma de convite, mesmo que todos seus convidados tenham um perfil, pois nem todos olham a página de eventos.

3. Comidas e bebidas Sabemos que a comida é um dos pontos principais para o sucesso da festa. Planeje seu menu com carinho, certificando-se que todo convidado possa comer a maioria do que está sendo servido. Procure elaborar um cardápio de acordo com a festa. Por exemplo, se for um aniversário infantil, elabore um cardápio específico para as crianças.

4. Presentes A hora de presentear alguém é sempre difícil, pois representa nossa relação com a pessoa a quem estamos presenteando. O valor do presente, depende muito de quem vai recebê-lo. Nem sempre o mais caro é o que mais comove, pois os presentes especiais são os que mostram o carinho, e não o valor. Não se esqueça de levar um presente ao aniversariante, mesmo que a celebração seja em um restaurante onde cada um irá pagar a sua conta. O tempo dispensado e o dinheiro gasto para a aquisição da lembrança devem ser sempre considerados quando recebemos um presente. Ao receber os presentes, tenha sempre certeza que todos estão com os nomes de quem está presenteando, para que você possa depois agradecer, enviando um cartão, um email, uma mensagem ou um telefonema. Mas, procure fazer isto sempre de forma individual, e não postando um agradecimento de forma generalizada nas redes sociais.

5. Recebendo bem Esteja pronto para receber seus convidados na porta, indicando onde poderão sentar, onde estão as bebidas e comidas. Procure dar atenção a todos presentes, principalmente aqueles que estão sozinhos, apresentando-os a novas pessoas.

6. Lembrancinhas Lembrancinhas não são obrigatórias, porém, é uma forma de agradecimento aos que vieram prestigiar a festa.