EUA anunciam nova ofensiva contra dirigentes de futebol

Por Gazeta News

A Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, anunciou no início da semana que será lançada uma nova operação anticorrupção contra dirigentes de futebol e não descartou a possibilidade de novas prisões.

“Não podemos dar nomes por enquanto, mas estamos muito ativos. Desde maio, expandimos nossa investigação e poderemos abrir novos processos contra pessoas e entidades”, disse Lynch, em discurso na Conferência Anual da Associação Internacional de Promotores.

No dia 27 de maio deste ano, agentes da polícia de Zurique, na Suíça, detiveram sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF e ex-vice-presidente da Fifa, José Maria Marin, que segue preso. De acordo com Lynch, os novos dirigentes enquadrados poderão vir de várias partes do mundo.

Questionada sobre a colaboração de outros países, além da Justiça suíça, Lynch sinalizou positivamente sobre trabalho conjunto. “O problema da corrupção no futebol é global e vamos nos manter alertas, em nosso esforço para ter uma resposta global”.

No mesmo evento, o Procurador-Geral da Suíça, Michael Lauber, confirmou que imóveis que dirigentes tinham no país foram embargados, assim como 121 contas bancárias estão sendo investigadas. O representante, no entanto, afirmou que “ainda é cedo” para divulgar os nomes dos titulares. Fonte: EFE.