EUA anunciam novas medidas para impedir ataques terroristas em ferrovias

Por Gazeta Admininstrator

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos anunciou uma série de propostas para impedir ataques terroristas com produtos tóxicos transportados pelas ferrovias do país.

"As emissões causadas por um atentado com produtos tóxicos em trânsito estão entre os perigos mais graves" nos EUA, disse hoje o secretário de Segurança Nacional, Michael Chertoff.

Com as propostas, afirmou Chertoff, "reduziremos de maneira significativa a porcentagem de tais riscos".

Além de possíveis atentados contra o transporte de passageiros, como os realizados em Madri, Londres e Mumbai, as autoridades americanas também temem atentados que possam lançar no ar de áreas urbanas produtos tóxicos capazes de matar milhares de pessoas em pouco tempo.

Entre as medidas estão atribuições à Administração de Segurança do Transporte para que inspecione as ferrovias, os terminais ferroviários e os sistemas de transporte público.

As mais de 700 empresas ferroviárias afetadas por estas medidas terão que nomear um coordenador de segurança que receberá informações do Governo e que informará sobre ameaças potenciais ou suspeitas.

As empresas ferroviárias também terão que estabelecer protocolos de segurança para o transporte de produtos tóxicos.

O deputado democrata Ed Markey, membro do Comitê sobre Segurança Nacional da Câmara de Representantes, disse que preferiria que os materiais muito tóxicos fossem transportados por novas rotas, que evitem as áreas mais povoadas.

"Já vimos os ataques na Espanha e no Reino Unido, e simplesmente não podemos nos conformar com medidas paliativas, como as propostas pelo Governo", acrescentou Markey.

O senador democrata Frank Lautenberg, membro do Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, disse que a Administração do presidente George W. Bush "deveria ter atuado há anos para melhorar a proteção do sistema ferroviário".

Lautenberg acrescentou que apresentará novamente no Senado um projeto de lei que, na sua opinião, proporcionará melhores defesas para as ferrovias dos Estados Unidos.