EUA aumentam restrição para emitir vistos a brasileiros

Por Gazeta News

casv porto alegre
[caption id="attachment_136389" align="alignleft" width="241"] CASV de Porto Alegre foi inaugurado em 2014. Foto: Paulo Rocha /Rádio Gaúcha[/caption]

Vários brasileiros foram pegos de surpresa nesta segunda, 30 de janeiro, ao tentarem tirar o visto americano em Porto Alegre.

As mudanças envolvem os critérios de isenção de entrevistas e vieram após o decreto emitido pelo presidente eleito Donald Trump que, entre outras restrições, eliminou parte do programa de isenção de entrevistas que estava vigente no Brasil.

Embora ainda não tenham sido oficialmente anunciadas, as alterações já estão sendo aplicadas a quem comparece ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) de Porto Alegre.

O programa havia sido implantado com o objetivo de aperfeiçoar o procedimento de emissão para grupos de pessoas considerados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como “cidadãos de baixo risco”, como idosos e adolescentes.

Agora, as mudanças na faixa de idade que garante a isenção de entrevista, que antes era para menores de 16 anos e maiores de 66 anos, passa a valer apenas para menores de 14 anos e maiores de 80 anos.

Além disso, para fazer a renovação para visto expirado há mais de um ano também é necessário fazer uma nova entrevista, o que antes era permitido para um visto vencido há até quatro anos.

Com a restrição, quem não estiver nestas faixas de isenção precisam participar normalmente de ambos os processos de solicitação: coleta dos dados biométricos e entrevista com oficial consular em um dos consulados norte-americanos no Brasil, que ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

A sede do consulado em Porto Alegre não tem data para inauguração.

A medida vem em meio à polêmica mundial sobre o decreto de Donald Trump vetando a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países muçulmanos e outras ordens executivas relacionadas a imigrantes que têm gerado polêmica nos últimos dias. Manifestações massivas em aeroportos, comentários de Chefes de Estado de outros países e até notas de grandes empresas mundiais, como Twitter e Facebook aumentaram a polêmica em relação a estas mudanças. Um juiz da Corte Federal americana definiu como inconstitucional a medida de deportar cidadãos que possuem vistos válidos ou a residência permanente no país – o Green Card.

Com informações do Jornal Zero Hora.