EUA cancelam importação de carne bovina fresca do Brasil

Por Gazeta News

importacao carne bovina suspensao
[caption id="attachment_147675" align="alignleft" width="308"] O Brasil só foi autorizado a importar carne para os EUA em julho doe 2016. Foto: pixabay.[/caption]

Em menos de um ano, o Brasil foi suspenso da lista de fornecedores de carne bovina in natura para os Estados Unidos. O corte da importação da carne brasileira foi anunciado na última quinta-feira, 22. pelo secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue.

O Brasil obteve resultados negativos em testes de qualidade da carne brasileira que entra no país. Os Estados Unidos eram um mercado novo para a carne bovina in natura brasileira e foi autorizado a comercializá-la no fim de julho do ano passado, após 17 anos de negociações.

O Departamento de Agricultura americano informou em comunicado que testa 100% da carne brasileira que entra nos EUA e 11% dos produtos de carne fresca brasileira importados foram rejeitados.

"Esse resultado está substancialmente acima do que a taxa de rejeição de 1% das entregas vinda do resto do mundo", disse o departamento de agricultura americano, em comunicado.

O problema se deve a uma reação da vacina de febre aftosa, segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), Antonio Jorge Camardelli. Os componentes do medicamento provocaram abscessos na carne.

Alguns são visíveis e foram retirados pelos fiscais sanitários brasileiros. "Outros são abscessos internos, que não são visíveis, e que infelizmente foram detectados pelo governo americano", explicou.

Segundo o comunicado do departamento americano, a suspensão é temporária e vale "até que o ministério de Agricultura brasileiro tome medidas corretivas que os EUA achem satisfatórias".

Os fiscais americanos recusaram a entrada de 106 lotes de carne brasileira, que levavam 1,9 milhão de pounds (cerca de 860 toneladas) de produto. Segundo o órgão americano, esses produtos foram reprovados devido a problemas sanitários e de saúde animal.

"Apesar do comércio internacional ser uma parte importante do nosso departamento, e o Brasil é um de nossos parceiros, minha prioridade é proteger os consumidores americanos. É isso que fazemos suspendendo a importação de carne fresca do Brasil", disse o secretário americano, em comunicado.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deve viajar aos Estados Unidos para prestar esclarecimentos e tentar reverter a suspensão à importação .

Com informações da Agência Brasil.