EUA concede guarda à mãe e JJ voltará para o Brasil

Por Arlaine Castro

site

Uma luta de um ano teve umfinal feliz. A brasileira Cíntia Pereira obteve da justiça americana nesta quinta, 27, a informação da sentença favorável dada na quarta, 26, sobre a guarda do filho Joseph JJ, 6 anos, e poderá levá-lo de volta para o Brasil.

De acordo com o documento emitido pelo tribunal, os passaportes de Cíntia, do Joseph e do ex-marido serão devolvidos no dia 3 de maio.

"O caso está encerrado e em breve Cíntia poderá voltar com o filho para o Brasil",declarou a advogada americana de Cíntia, Lorie Fowlke.

A disputa internacional da guarda da brasileira Cíntia Pereira pelo seu filho Joseph foi uma batalha judicial com várias audiências na Corte de Utah e envolveu, em parte, a justiça brasileira.

Em abril do ano passado, a primeira audiência em Utah decidiu que o filho deveria permanecer com o pai, que alegou risco de grave agressão física e psicológica caso o filho voltasse ao Brasil. O ex-marido de Cíntia e pai de Joseph, Gary Heaton, afirmou que enquanto estava aos cuidados da mãe, o menino sofreu várias lesões das quais a nutricionista não tinha uma explicação plausível. Cíntia negou que tivesse agredido seu filho e disse que as fotos apresentadas pelo pai tinham a intenção de incriminá-la, pois eram machucados normais que toda criança tem.

Na última audiência, no dia 12 de abril, o juiz determinou que a decisão sairia por escrito dias depois. E como ainda havia apelação da outra parte, a decisão sobre Cíntia poder sair dos EUA também estava pendente. O ex-marido tentava que o juiz a impedisse de voltar para o Brasil e continuava apelando para prorrogar o caso.

“Gary tenta por em dúvida a credibilidade dos profissionais brasileiros e até dos americanos. Na última corte, ele pediu ao juiz para que eu ficasse presa por 30 dias dizendo que violei ordens da corte, mas como não tinha fundamento algum, o juiz negou”, declarou.

Apesar da vitória, como os gastos com todo o processo, principalmente com advogados, ficaram em torno de $30 mil dólares, a campanha para arrecadar fundos continua pelo link gofundme.com/returnJJ.

Entenda o caso

O ex-marido de Cíntia e pai de Joseph, Gary Lee Heaton II, veio com a criança para os Estados Unidos sem o conhecimento de Cíntia, passando pelo Paraguai, em dezembro de 2015, dois dias depois de ela ter conseguido a guarda do filho no Brasil. Desde então, eles travam uma batalha na justiça americana pela guarda da criança, que foi dada ao pai no tribunal de Utah assim que ele chegou com a criança em solo americano.

Após quatro meses em busca de notícias do filho, Cíntia soube que o pai o havia trazido para morar com ele em Utah. Em abril de 2016 ela veio para a primeira audiência nos Estados Unidos, mas o filho continuava com o pai. Os encontros passaram a acontecer três vezes por semana durante três horas em uma clínica sob supervisão de uma assistente social e podiam conversar somente em inglês. Ela contou, em um vídeo divulgado no Facebook, que ambos já estavam exaustos com a situação.

Em vídeo, Cíntia agradece emocionada o apoio de todos.