EUA descobrem túnel sob fronteira com Canadá

Por Gazeta Admininstrator

Autoridades dos Estados Unidos descobriram um túnel que passa por baixo da fronteira do país com o Canadá que seria usado por traficantes de drogas.
O porta-voz da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês), Rod Benson, disse que o túnel, de 110 metros de extensão e reforçado com estruturas de madeira e de aço, é um dos mais sofisticados que ele já viu.

Três homens canadenses foram presos na cidade de Seattle, no norte dos Estados Unidos, em conexão com a descoberta.

Segundo o policial americano John McKay, os três foram acusados de envolvimento na construção do túnel e de conspiração para tráfico internacional de maconha.

"A presença de um túnel na nossa fronteira norte ameaça a segurança de ambos os países, seja utilizado para o tráfico de drogas, para o contrabando ou até por terroristas", afirmou McKay.

Segundo os investigadores americanos, a passagem também poderia ser usada para a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Cinco meses

Depois de desconfiarem do acúmulo de material de construção na região, os policiais ficaram cinco meses assitindo à construção da passagem subterrânea até flagarem os três canadenses nesta quinta-feira.

Os suspeitos detidos são Francis Devandra Raj, de 30 anos, Timothy Woo, de 34 anos e Jonathan Valenzuela, de 27.

Um deles, Raj, é proprietário, no lado canadense da fronteira da área onde fica a entrada do túnel, explicaram os funcionários federais.

A outra ponta do túnel fica sob uma casa de uma fazenda no Estado de Washington, segundo os investigadores.

Esta é a primeira vez que se descobre um túnel para o tráfico de drogas na fronteira dos Estados Unidos e o Canadá. Passagens subterrâneas já foram encontradas antes na divisa americana com o México.