EUA devem pedir saída de Cuba da lista de terrorismo, diz CNN

Por Gazeta News

obama- castro

Dentro de poucos dias, o departamento de Estado dos Estados Unidos deve recomendar em poucos dias que os EUA tirem Cuba da lista de países acusados de financiar terrorismo, informou a rede de TV CNN, citando uma fonte anônima do departamento.

A recomendação pode acontecer à medida que o presidente dos EUA, Barack Obama, visita Jamaica e Panamá, onde participará da Cúpula das Américas.

Obama prometeu, no dia 7, agir rapidamente assim que receber uma recomendação do Departamento de Estado sobre a remoção de Cuba da lista, um obstáculo que ainda resta para o restabelecimento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

Faltando poucos dias para uma cúpula das Américas no Panamá, onde Obama vai ficar cara a cara com o presidente de Cuba, Raúl Castro, ele não deu nenhum sinal claro sobre suas inclinações ou o prazo para a sua decisão. Obama ordenou a revisão da lista imediatamente depois de anunciar um avanço diplomático com Havana em 17 de dezembro.

Cuba foi incluída na lista de patrocinadores do terrorismo em 1982, quando dava apoio a grupos insurgentes marxistas. Atualmente, o país auxilia o processo de paz entre a guerrilha esquerdista Farc e o governo da Colômbia.