EUA dizem que extremistas planejam ataques na Arábia Saudita

Por Gazeta Admininstrator

A Embaixada dos Estados Unidos na Arábia Saudita advertiu, aos cidadãos de seu país que extremistas estavam planejando novos ataques ao maior exportador de petróleo do mundo.

"A Embaixada dos Estados Unidos em Riad notifica a todos os cidadãos americanos que vivem na Arábia Saudita que recebeu indicações de planos para um ataque terrorista ou ataques ao reino", disse um comunicado da Embaixada, lido por um funcionário.

"A Embaixada não tem informação específica sobre quando, os objetivos ou métodos de um possível ataque", afirmou o comunicado.

As forças de segurança sauditas disseram que farão o possível para impedir ataques terroristas, mas não excluiram que os atentados podem acontecer, declarou um porta-voz do Ministério do Interior.

O reino do Oriente Médio tem lutado há dois anos contra a onde de violência por parte de extremistas leais ao líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, nascido na Arábia Saudita. O objetivo dos rebeldes é expulsar os ocidentais do país e desestabilizar a família real, declaradamente pró-Ocidente.

Terroristas suicidas atacaram por várias vezes locais onde moravam os estrangeiros em 2003. Atiradores também lançaram uma série de ataques contra ocidentais, no ano passado, incluindo uma operação realizada durante o dia contra o Consulado dos Estados Unidos na cidade de Jeddah.

Forças de segurança sauditas também foram alvos.