EUA dizem que não vão esperar por norte-coreanos para sempre

Por Gazeta Admininstrator

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, afirmou que os Estados Unidos e a Coréia do Sul têm um compromisso com uma solução diplomática, mas disse que os EUA não podem esperar para sempre que a Coréia do Norte retome as negociações.

Rice veio a Seul em busca de aumentar a pressão diplomática sobre a Coréia do Norte para resolver a questão de seu programa de armas nucleares.

As negociações estão paralisadas desde o ano passado.

A China e a Coréia do Sul querem que os EUA sejam mais felxíveis, mas a secretária parece não ter novas ofertas para persuadir os norte-coreanos a destruir suas instalações nucleares.

Rice disse que a Coréia do Norte já recebeu garantias de segurança e oferta de ajuda econômica na última rodada de negociações.

Críticas

Ela repetiu seu apelo para que a região, especialmente a China, use mais alavancagem com a Coréia do Norte.

Antes de embarcar para Pequim, a secretária disse que as relações de Washignton com a China são construtivas em algumas áreas.

No entanto, Rice manifestou preocupação com o aumento do poder militar da China e criticou planos da União Européia de abandonar o embargo de armas.

Em um comentário incisivo, a secretária disse que os Estados Unidos, e não a Europa, tinham passado décadas defendendo o Pacífico, cuidando da segurança que leva à democracia e crescimento econômico.