EUA e mais 14 países oferecem opções de estudos a brasileiros

Por Gazeta News

sala?o do estudante 2016 foto Colegio Web
[caption id="attachment_139005" align="alignleft" width="300"] Edição do ano passado do Salão do Estudante foi sucesso. Foto: Colégio Web.[/caption]

A 23° edição da maior feira de educação internacional da América Latina chega ao Brasil em março iniciar sua turnê por seis capitais: São Paulo (11 e 12), Rio de Janeiro (14 e 15), Porto Alegre (17), Curitiba (18), Belo Horizonte (19) e Salvador (21). Ao todo, mais de 300 instituições de ensino de mais de 15 países já confirmaram presença no evento - que estima receber cerca de 30 mil visitantes.

As mais conceituadas instituições educacionais de países como Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Suíça confirmaram presença e oferecerão condições exclusivas aos visitantes. Este ano, pela primeira vez, a Rússia também estará presente no evento, de olho nos estudantes brasileiros.

Dentre as opções de estudos que estarão disponíveis estão cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, MBA, ensino médio, preparação universitária, cursos técnicos, acampamentos de verão, Programa de Au Pair, estágios, além de cursos mais tradicionais como administração, arquitetura, ciências da computação, jornalismo, engenharia, direito, medicina, gastronomia, artes gráficas e design, hotelaria e turismo, cinema e artes cênicas.

Entre os destinos preferidos pelos estudantes brasileiros, os Estados Unidos lideram o ranking. Em segundo lugar vem o Canadá e em terceiro o Reino Unido. Cursos de idiomas, high school, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, cursos de férias, mestrado, doutorado, programas que unem ensino e voluntariado e até mesmo ensino e diversão são algumas das opções que o estudante encontrará no evento.

Para atrair os brasileiros, as instituições estrangeiras oferecerão taxas ou matrículas mais baixas, validação de curriculum nacional, parcelamentos, isenção de algumas taxas e diferentes opções de trabalho no exterior, além de ofertas exclusivas durante o evento. De acordo com pesquisa da Business Marketing International (BMI), que há 30 anos organiza eventos internacionais de Educação e é também responsável pelo Salão do Estudante, o Brasil está no top 10 do ranking de países que mais envia estudantes para o exterior.

Para se ter uma ideia, em 2014 foram cerca de 300 mil brasileiros indo ao exterior estudar e em 2015 este número foi de 292 mil. No ano passado ainda foi sentida uma queda no número de jovens saindo do Brasil, principalmente pelo fim do programa Ciências Sem Fronteiras. Porém, as agências perceberam um crescimento na procura a partir do mês de novembro gerando uma expectativa de aumento para 2017.

Segundo o coordenador do Salão do Estudante, Samir Zaveri, as agências e instituições se adaptaram ao novo cenário econômico e oferecerão opções que cabem no bolso dos brasileiros. “O estudante brasileiro sabe que precisa se especializar e ter fluência em outro idioma. Nos últimos 10 anos essa possibilidade se tornou mais real e, apesar de toda a instabilidade, o Brasil continua enviando estudantes ao exterior”, revela Zaveri.

O evento ainda conta com presenças de órgãos governamentais, como os Consulados dos Estados Unidos, Canadá e da África do Sul, e órgãos de educação de países como a França, com o Campus France e os Estados Unidos, com o Education USA. A entrada é gratuita, mas o visitante precisar fazer sua inscrição no site do evento.

Agenda do evento:

  • São Paulo Data: 11 e 12 de Março Horário: 14h às 19h Local: Centro de Eventos do Colégio São Luís
  • Rio de Janeiro – Barra Data: 14 de Março Horário: 15h às 20h Local: Winsdor Barra
  • Rio de Janeiro – Copacabana Data: 15 de Março Horário: 15h às 20h Local: Sofitel Rio de Janeiro
  • Porto Alegre Data: 17 de Março Horário: 15h às 20h Local: Centro de Eventos da PUC
  • Curitiba Data: 18 de Março Horário: 14h às 19h Local: Four Points by Sheraton
  • Belo Horizonte Data: 19 de Março Horário: 14h às 19h Local: Hotel Mercure BH Lourdes
  • Salvador Data: 21 de Março Horário: 15h às 20h Local: Fiesta Convention Center
Com informações do site Estudar Fora.